Gaudium news > Papa Francisco almoça com mais de mil pessoas carentes no Vaticano

Papa Francisco almoça com mais de mil pessoas carentes no Vaticano

A iniciativa, que fez parte das celebrações por ocasião do Dia Mundial dos Pobres, foi oferecida pela Cruz Vermelha Italiana, representada por 340 voluntários.

Papa Francisco almoca com mais de mil pessoas carentes no Vaticano 1

Cidade do Vaticano (18/11/2024 14:11, Gaudium Press) No último domingo, 17 de novembro, o Papa Francisco almoçou na Sala Paulo VI, no Vaticano, com 1.300 pessoas em situação de pobreza. A iniciativa, que fez parte das celebrações por ocasião do VIII Dia Mundial dos Pobres, foi oferecida pela Cruz Vermelha Italiana, que disponibilizou 340 voluntários para servir a refeição.

Papa Francisco almoca com mais de mil pessoas carentes no Vaticano 3

Imitar Jesus e devolver a dignidade às pessoas

O evento foi precedido por inúmeras iniciativas para cuidar dos pobres, como o ambulatório sob a Colunata de Bernini, que fica aberto todos os dias e recebe cerca de 150 pessoas sem-teto. De acordo com o Cardeal Konrad Krajewski, esmoleiro do Papa e prefeito do Dicastério para o Serviço da Caridade, que organiza o almoço, o Santo Padre repete este gesto anualmente como uma forma de imitar Jesus e devolver a dignidade às pessoas.

Papa Francisco almoca com mais de mil pessoas carentes no Vaticano 2

Ainda antes do almoço com as pessoas carentes, o Papa Francisco presidiu uma Santa Missa na Basílica de São Pedro às 10h e também abençoou simbolicamente 13 chaves, representando os 13 países onde a Aliança Famvin para os Sem-Teto (FHA), da Família Vicentina, construirá novas casas para pessoas desfavorecidas. Entre estes países está a Síria, cujas 13 casas serão financiadas diretamente pela Santa Sé como gesto de caridade para o Ano Santo.

Almoço com pessoas carentes é realizado desde 2017

O cardápio da refeição com o Papa incluiu lasanha com legumes, bolo de carne recheado com espinafre e queijo, purê de batatas, frutas e sobremesa. O almoço foi animado pela Fanfarra da Cruz Vermelha Nacional, e ao término, cada um dos presentes recebeu uma mochila, preparada pelos Padres Vicentinos, contendo alimentos e produtos de higiene pessoal.

Papa Francisco almoca com mais de mil pessoas carentes no Vaticano 4

Proposto pela primeira vez em 2017, o almoço com os pobres foi fortemente promovido pelo Papa Francisco para incentivar a Igreja a ‘sair’ de seus muros e encontrar a pobreza nas muitas formas em que ela se manifesta no mundo de hoje. Tendo em vista o início do Jubileu Ordinário de 2025, a iniciativa deste ano seguiu como lema a passagem do Livro do Eclesiástico: “A oração dos pobres sobe até Deus” (cf. Sir 21, 5). (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas