Arquidiocese de Seul recebe relíquias do Beato Carlo Acutis
A iniciativa faz parte dos preparativos para a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, que será sediada nesta nação em 2027.
Seul – Coreia do Sul (18/11/2024 09:30, Gaudium Press) A Arquidiocese de Seul, na Coreia do Sul, recebeu 16 fios de cabelo de Carlo Acutis. A chegada das relíquias de primeiro grau do Beato italiano fazem parte dos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2027, que será sediada nesta nação.
De acordo com a Arquidiocese sul coreana, esses fios de cabelo serão distribuídos entre as 16 Dioceses do país durante o Ano Santo de 2025, fazendo com que o Beato Carlo Acutis simbolicamente seja “o primeiro jovem a visitar a Coreia em espírito”, recordando o compromisso da Arquidiocese de envolver os jovens na próxima celebração da Fé.
Estas relíquias de primeiro grau foram entregues a Dom Peter Soon-taick Chung, Arcebispo de Seul, pelo Padre Will Conquer, sacerdote das Missões Estrangeiras de Paris, autor de uma biografia da vida do bem-aventurado.
Quem foi o Beato Carlo Acutis?
Nascido no dia 3 de maio de 1991 na capital inglesa de Londres, com poucos meses Carlo Acutis se mudou com a família para a cidade italiana de Milão. Ainda adolescente, foi diagnosticado com leucemia, dedicando seus sofrimentos a Deus, ao Papa e à Igreja.
Se destacou por seu amor a Deus, à recitação do Santo Rosário e a sua frequência em acudir aos sacramentos da Eucaristia e da Confissão. Sua devoção eucarística era tal que criou um website para divulgar os milagres eucarísticos.
No dia 12 de outubro de 2006, dia de Nossa Senhora do Pilar, faleceu aos 15 anos de idade, sendo sepultado em Assis, pedido que ele mesmo havia feito por conta de sua grande devoção a São Francisco.
Sua causa de beatificação foi aberta no ano de 2013, sendo declarado venerável em 2018 e sendo beatificado pelo Cardeal Agostino Vallini, em 10 de outubro de 2020, 14 anos após sua morte.
Durante a cerimônia de beatificação de Acutis, o Cardeal Vallini destacou que o jovem é “um modelo de fortaleza, alheio a toda forma de estranheza, consciente de que para permanecer no amor de Jesus, é necessário viver o Evangelho concretamente, mesmo às custas de ir contra contracorrente”.
Jornada Mundial da Juventude Seul 2027
A próxima edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que está programada para ocorrer em Seul, Coreia do Sul, no ano de 2027 e seguirá o tema: “Tende coragem: eu venci o mundo!” (Jo 16,33). A peregrinação dos símbolos da JMJ está marcada para ser iniciada no dia 24 de novembro deste ano, Solenidade de Cristo Rei do Universo.
O logotipo da JMJ Seul 2027 já foi divulgado, assim como sua explicação. Simbolizando a vitória de Jesus sobre o mundo, no centro do logo aparece uma cruz ilustrada nas cores vermelho e azul. À esquerda aparece um elemento representando Deus no céu, enquanto o traço à direita, orientado para baixo, simboliza a Terra e o cumprimento da vontade de Deus por meio da unidade.
Já o vermelho de um dos lados da cruz remete ao sangue dos mártires, relacionando-se com a coragem. O azul presente no outro elemento simboliza a vitalidade dos jovens e o chamado de Deus. Juntas, essas cores ecoam o símbolo Taegeuk, presente na bandeira sul-coreana.
O amarelo brilhando por trás da cruz no centro do logotipo representa Nosso Senhor Jesus Cristo, que é a luz do mundo. “Ele brilha na nossa Igreja como o sol que nasce no Oriente e guia a Igreja para a unidade”, concluiu o prelado coreano. (EPC)
Deixe seu comentário