Arquidiocese de Paris divulga detalhes sobre reabertura da Catedral de Notre-Dame
A cerimônia contará com a presença do Presidente francês, Emmanuel Macron, além de mais de 150 Bispos da França e de outros paÃses.
Paris – França (13/11/2024 15:31 Gaudium Press) Nesta quarta-feira, 13 de novembro, a Arquidiocese de Paris e o gabinete presidencial francês anunciaram mais detalhes sobre a reabertura da Catedral de Notre-Dame, inicialmente programada para ocorrer oficialmente no dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição.
No dia 29 de novembro, o Presidente francês Emmanuel Macron visitará pela última vez o canteiro de obras na ‘Ile de la Cité’. Na ocasião, o governante agradecerá pessoalmente aos mais de dois mil artesãos e especialistas que contribuÃram para o sucesso do projeto. Logo depois o local será fechado definitivamente.
Dois dias de intensas celebrações festivas
Na noite de 7 de dezembro, o presidente francês, Emmanuel Macron, fará um breve discurso em frente ao templo, dando inÃcio à cerimônia de reabertura da Catedral. Em seguida, o Arcebispo de Paris, Dom Laurent Ulrich, baterá nas portas da Catedral com o seu báculo, que serão abertas cerimoniosamente.
De acordo com as informações divulgadas por Guillaume Normand, responsável pela liturgia, a celebração inclui ainda a bênção do órgão de Notre-Dame, que teve de ser totalmente desmontado, limpo e remontado após o incêndio. Por fim, a cerimônia será concluÃda com um Te Deum e o Magnificat. Logo depois, está previsto um grande concerto dentro e em frente à Catedral.
Já à s 10h30 da manhã (horário local) do dia 8 de dezembro, segundo domingo do Advento e Solenidade da Imaculada Conceição, o Arcebispo de Paris fará a consagração do altar e presidirá a primeira celebração eucarÃstica em Notre-Dame. Dentre os convidados que confirmaram presença estão o presidente Macron, além de mais de 150 Bispos da França e de outros paÃses.
Reservas online e entrada gratuita
A Catedral de Notre-Dame será oficialmente aberta aos visitantes a partir do dia 9 de dezembro. Um sistema de reservas online será disponibilizado pela Arquidiocese de Paris a partir do inÃcio de dezembro. As vagas poderão ser reservadas com no máximo dois dias de antecedência.
Dom Ulrich rejeitou o pedido da Ministra da Cultura francesa, Rachida Dati, de cobrar uma taxa de entrada por cada visita turÃstica à catedral. O prelado recordou uma lei de 1905 relativa ao livre acesso à s Catedrais e igrejas. Além disso, destacou que é missão da Igreja aceitar todas as pessoas, independentemente da origem, religião, cosmovisão e meios financeiros. (EPC)
Deixe seu comentário