Correios do Vaticano emitem selos postais da série Natal 2024
As emissões deste ano apresentam elementos gráficos típicos do Natal acompanhados por outros associados ao Ano Santo, incluindo o logotipo oficial do Jubileu de 2025.
Cidade do Vaticano (13/11/2024 10:09, Gaudium Press) Os Correios do Vaticano e a Filatelia do Governatorato da Cidade do Vaticano emitiram os selos da série Natal 2024, nos quais há referência ao Ano Jubilar, que terá início no dia 24 de dezembro de 2024 com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro.
Estampas trazem referências ao Natal e ao Jubileu de 2025
Os elementos gráficos típicos do Natal são acompanhados por outros associados ao Ano Santo, incluindo o logotipo oficial do Jubileu de 2025. Assim como o Natal, o Jubileu oferecerá aos fiéis uma oportunidade concreta para renovar a sua Fé e redescobrir, em Cristo, a esperança que nunca desilude.
O primeiro selo, no valor de 1,25 €, apresenta uma imagem do anjo do Natal carregando um pergaminho onde está escrito: ‘Gloria a Dio e pace in terra’ (Glória a Deus e Paz na Terra), trecho do início do hino Glória, cantado pelos anjos por ocasião do nascimento do Menino Jesus em Belém.
Menino Jesus dando sua bênção na manjedoura
Já no segundo selo, que apresenta o valor de 1,30 €, é possível ver uma ilustração do Menino Jesus dando sua bênção na manjedoura. Acima dele está um pergaminho com a inscrição ‘Spes non confundit’ (A esperança não decepciona), em referência à bula que anuncia o Jubileu e ao próprio lema do Ano Santo Peregrinos da Esperança.
O foco nesta segunda estampa é a manjedoura, um objeto humilde e com um significado imenso. Na homilia da Santa Missa de Natal de 24 de dezembro de 2022, o Papa Francisco destacou que “para redescobrir o significado do Natal é preciso olhar para lá”.
Segundo o Pontífice, a importância da manjedoura está no fato dela ser o sinal pelo qual Cristo entra na cena do mundo. “É o manifesto com que ele se apresenta, o modo como Deus nasce na história para fazer renascer a história. Então, o que a manjedoura quer nos dizer? Quer nos dizer pelo menos três coisas: proximidade, pobreza e concretude”. (EPC)
Deixe seu comentário