Arcebispo de Nápoles é acrescentado na lista de novos Cardeais
Com esta nomeação de Dom Domenico Battaglia a Diocese italiana de Nápoles volta a se tornar Sé Cardinalícia.
Redação (04/11/2024 16:55, Gaudium Press) O diretor da sala de imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, divulgou no final da tarde desta segunda-feira, 4 de novembro, que o Papa Francisco acrescentou o Arcebispo de Nápoles, Dom Domenico Battaglia, na lista dos novos Cardeais que serão criados durante o próximo Consistório, no dia 7 de dezembro.
Breve histórico de Dom Domenico Battaglia
Natural da Calábria, Dom Domenico Battaglia, 61 anos, é Arcebispo de Nápoles desde 2020, tendo sido nomeado para este cargo pelo Papa Francisco. Em 2016, Domenico Battaglia foi nomeado Bispo de Cerreto Sannita-Telese-Sant’Agata de’ Goti. Entre os anos de 1989 a 1992, Battaglia foi reitor do pré-seminário de Catanzaro e membro da Comissão Diocesana de Justiça e Paz.
Anteriormente trabalhou na pastoral paroquial e em funções de caridade. O prelado é reconhecido por seu compromisso social com as pessoas marginalizadas, seu trabalho com jovens e toxicodependentes. O prelado também participou de ambas as sessões do Sínodo sobre Sinodalidade.
Com esta nomeação, a Diocese italiana de Nápoles volta a se tornar sé cardinalícia, ao lado da Diocese de Turim, esta última representada pela nomeação do Arcebispo Dom Roberto Repole, que também será criado Cardeal no próximo consistório.
Consistório de 8 de dezembro
No dia 6 de outubro, o Papa Francisco convocou um Consistório, que está programado para ocorrer no dia 8 de dezembro, no qual serão criados 21 novos Cardeais. Dom Battaglia integra a lista no lugar de Dom Paskalis Bruno Syukur, Bispo da Diocese indonésia de Bogor, que pediu ao Santo Padre para não ser criado Cardeal, justificando que deseja “crescer ainda mais na sua vida sacerdotal, no seu serviço à Igreja e ao povo de Deus”. (EPC)
Deixe seu comentário