Gaudium news > Papa Francisco reza pelos Cardeais e Bispos falecidos nos últimos doze meses

Papa Francisco reza pelos Cardeais e Bispos falecidos nos últimos doze meses

O Santo Padre presidiu uma Santa Missa Solene na Basílica de São Pedro em sufrágio pelas almas destes purpurados e prelados que já se encontram na eternidade.

Papa Francisco reza pelos Cardeais e Bispos falecidos nos ultimos doze meses 1

Foto: Vatican Media.

Cidade do Vaticano (04/11/2024 12:06, Gaudium Press) Na manhã desta segunda-feira, 4 de novembro, o Papa Francisco presidiu uma Santa Missa na Basílica de São Pedro, Vaticano, em sufrágio pelos Cardeais e Bispos que faleceram nos últimos doze meses. Em sua homilia, o Pontífice recordou as últimas palavras ditas pelo bom ladrão: “Jesus, lembra-te de mim, quando vieres em teu Reino”.

Papa Francisco reza pelos Cardeais e Bispos falecidos nos ultimos doze meses 3

Foto: Vatican Media.

Aquele condenado representa todos nós

“Não é um discípulo que as pronuncia, não é um daqueles que seguiam Jesus pelas estradas da Galileia e partilharam o pão com Ele na Última Ceia. O homem que se dirige ao Senhor é um malfeitor. Alguém que o encontra somente no final de sua vida. Aquele condenado representa todos nós; podemos dar a ele o nosso nome. Sobretudo, podemos fazer nossa a sua súplica: ‘Jesus, lembra-te de mim’”, destacou.

Papa Francisco reza pelos Cardeais e Bispos falecidos nos ultimos doze meses 2

Foto: Vatican Media.

O Senhor ouve a oração do pecador até o último momento

Refletindo sobre a ação de lembrar, que, segundo Francisco significa ‘trazer de volta ao coração’, o Papa ressaltou que “aquele homem, crucificado ao lado de Jesus, transforma sua dor extrema numa oração: ‘Jesus, leva-me no teu coração’. Não o pede com voz angustiada, como a de um derrotado, mas com tom de esperança. Isso é tudo aquilo que deseja o delinquente que morre como um discípulo de última hora: encontrar um coração acolhedor. E o Senhor ouve a oração do pecador, até o último momento, como sempre faz”.

Papa Francisco reza pelos Cardeais e Bispos falecidos nos ultimos doze meses 4

Foto: Vatican Media.

A vida do homem falha, mas o amor de Deus liberta da morte

Jesus lhe responde prometendo que ‘hoje estarás comigo no Paraíso’. “A lembrança de Jesus é eficaz porque é rica em misericórdia. Enquanto a vida do homem falha, o amor de Deus liberta da morte. Assim o condenado é redimido. O estranho se torna um companheiro; um breve encontro na cruz durará para sempre na paz. Jesus se recorda de quem é crucificado ao seu lado”.

Papa Francisco reza pelos Cardeais e Bispos falecidos nos ultimos doze meses 5

Foto: Vatican Media.

Rezemos pelos Cardeais e Bispos falecidos

Por fim, o Pontífice exortou os presentes para que rezem pelos Cardeais e Bispos falecidos nos últimos doze meses. “Hoje, a nossa recordação torna-se um sufrágio por esses nossos irmãos. Membros eleitos do Povo de Deus, foram batizados na morte de Cristo para ressuscitar com Ele. Foram pastores e modelos do rebanho do Senhor. Possam agora sentar-se à sua mesa, após ter partido o Pão da vida na terra. Eles amaram a Igreja, cada um à sua maneira, mas todos amaram a Igreja. Rezemos para que possam desfrutar na eternidade da companhia dos Santos”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas