Gaudium news > Cardeais e Bispos enviam notas de pesar pelo falecimento de Mons. João Clá Dias

Cardeais e Bispos enviam notas de pesar pelo falecimento de Mons. João Clá Dias

Autoridades da Igreja provenientes de diversos países se manifestaram através de mensagens de condolências e solidariedade aos membros dos Arautos do Evangelho.

Cardeais e Bispos enviam notas de pesar pelo falecimento de Mons. Joao Cla Dias

Redação (01/11/2024 17:09, Gaudium Press) Nesta sexta-feira, 1º de novembro, vários Cardeais e Bispos emitiram notas de pesar pelo falecimento de Mons. João Scognamiglio Clá Dias, fundador da Associação Privada Internacional de Fiéis Arautos do Evangelho, da Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli e da Sociedade Feminina de Vida Apostólica Regina Virginum. Abaixo segue a seleção de trechos de algumas destas mensagens de condolência e pesar.

Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo (SP)

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, manifestou sua “solidariedade e conforto aos membros dos Arautos do Evangelho”, afirmando que Mons. João Clá “destacou-se por sua liderança e seu empenho em congregar os jovens para viverem mais intensamente a vida cristã, a devoção à Bem-Aventurada Virgem Maria e a comunhão com a Igreja, mesmo em meio a dificuldades e incompreensões”.

Por fim, Dom Odilo assegura que a Arquidiocese de São Paulo “oferece suas orações e súplicas pelo Monsenhor João Clá e roga a Deus que o acolha e recompense na eternidade por seu testemunho de Fé e seu serviço à missão da Igreja”.

Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)

Já o Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, enviou suas condolências a todos os membros dos Arautos do Evangelho, ressaltando que Mons. João Clá Dias deixa um legado imenso na formação espiritual de muitos, destacando-se em especial na promoção da Devoção à Virgem Maria, da formação cristã e da beleza litúrgica”.

O purpurado também manifestou seu desejo de que “a Luz de Cristo o envolva eternamente e que sua memória viva permaneça entre nós” e concluiu sua mensagem enviando, a toda família dos Arautos do Evangelho, sua bênção fraterna.

Cardeal Raymundo Cardeal Damasceno Assis, Arcebispo Emérito de Aparecida (SP)

O Cardeal Raymundo Cardeal Damasceno Assis, Arcebispo Emérito de Aparecida (SP), escreveu uma mensagem de pesar recordando que Mons. João Clá Dias foi um “homem apostólico que, entre suas realizações, conta com a aprovação pontifícia da Associação Internacional de Fiéis ‘Arautos do Evangelho’ e de duas Sociedades de Vida Apostólica, ‘Flos Carmeli’ e ‘Regina Virginum'”.

“Rogamos a Deus que acolha sua alma, enquanto seu corpo aguarda a ressurreição, no último dia. Juntamente com essa prece, rogamos também que abençoe os que, seus filhos e filhas, são herdeiros espirituais de sua obra evangelizadora. A todos os que, enlutados, sofrem a dor do luto, fazemo-nos próximos e oferecemos nossa fraterna oração”, concluiu.

Cardeal Juan Luis Cipriani, Arcebispo emérito de Lima (Peru)

O Cardeal Juan Luis Cipriani, Arcebispo emérito de Lima (Peru) enviou uma nota de condolências na dá graças a Deus pela fidelidade e entrega de Mons. João e encomenda sua alma à misericórdia de Deus. “Que a Virgem de Fátima, a quem ele quis tanto e tanto, o receba no Céu”. O purpurado também exortou aos Arautos para que “sigam fiéis e unidos ao Fundador”.

Dom Gil Antônio Moreira Arcebispo de Juiz de Fora (MG)

Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, transmitiu seus sentimentos de pesar pelo falecimento de Mons. João Clá Dias unindo-se espiritualmente aos Arautos do Evangelho “na confiança Pascal da ressurreição dos mortos e na gratidão a Deus pelo supremo bem espalhado por ele enquanto viveu entre nós.

“Depois de uma vida coberta de visíveis graças divinas, marcada pelo selo da Cruz de Cristo que, por vezes, pesou sobre seus ombros, parte hoje para a Casa Paterna, aquele que recebeu a missão de fundar, presidir e espalhar por todo o orbe, os louvores de Deus pela Via Pulchritudinis e a doutrina católica com visível denodo e sincero amor”.

Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispo de Mogi das Cruzes (SP)

Apresentando seus profundos sentimentos de condolências aos Arautos do Evangelho, por ocasião do falecimento de Mons. João Clá Dias, Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispo de Mogi das Cruzes (SP), afirmou que a Diocese se une em oração pela alma .

“Deus o recompense e conforte o coração de todos os que sofrem com a partida do caríssimo irmão”. A Diocese de Mogi das Cruzes “eleva ao Altíssimo Deus ação de graças pelo inestimável bem que [Mons. João Clá Dias] realizou em benefício da obra evangelizadora da Igreja, no Brasil e no mundo”.

Dom Sérgio Aparecido Colombo, Bispo de Bragança Paulista (SP)

Através de uma nota oficial, Dom Sérgio Aparecido Colombo, Bispo de Bragança Paulista (SP), expressou suas sinceras condolências e seu profundo pesar, na certeza da ressurreição em Cristo, pelo falecimento do fundador dos Arautos do Evangelho.

“Monsenhor João, com sua dedicação, deixa um legado de profunda espiritualidade e evangelização que marcou a vida de muitos, conduzindo almas a uma vivência intensa da Fé e do amor à Senhora do Rosário. Sua obra ressoa em várias partes do mundo, e nossa Diocese é testemunha da sua missão”, diz um trecho da mensagem.

Arquidiocese de Assunção, no Paraguai

A Arquidiocese de Assunção, no Paraguai, compartilhou uma mensagem expressando pesar, solidariedade e proximidade espiritual, frisando que a presença e a dedicação de Mons. João Clá Dias nas comunidades por onde esteve serão sentidas e recordadas por muitos. “Que seu exemplo continue inspirando a todos aqueles que o conheceram”, conclui a nota.

Dom Alfredo José Espinoza Mateus, Arcebispo de Quito e Primaz do Equador

Dom Alfredo José Espinoza Mateus, Arcebispo de Quito e Primaz do Equador, escreveu que, diante da notícia do falecimento de Mons. João Scognamiglio Clá Dias, se une à dor de seus familiares, amigos, e de maneira especial com os membros dos Arautos do Evangelho. “Nestes momentos de dor e de esperança na Ressurreição, elevamos nossas orações pelo descanso eterno de sua alma”.

Dom Roberto Francisco Ferreira Paz, Bispo de Campos dos Goytacazes (RJ)

Dom Roberto Francisco Ferreira Paz, Bispo de Campos dos Goytacazes (RJ) afirmou se unir em oração pela alma de Mons. João Clá Dias, frisando que ele foi “fiel zeloso da liturgia” que “em vida incentivou a devoção a Nossa Senhora de Fátima, buscou e serviu a unidade e comunhão eclesial. Que o exemplo de devoção evangélica seja para nós um modelo na nossa caminhada e na construção do Reino”.

A nota é concluída confiando o fundador dos Arautos do Evangelho “à intercessão da Virgem da Piedade, para que Deus lhe conceda a herança prometida aos servos bons e fiéis: a contemplação de Sua glória”.

Mensagens de condolências não param de chegar

Outras autoridades da Igreja que se manifestaram foram: Dom Marcos Pérez Caicedo, Arcebispo de Cuenca, Equador; Dom Lucio Angelo Maria Renna, Bispo emérito de San Severo, na Itália; Dom Ricardo Garcia, Bispo de Cañete, no Peru; Dom Carlos Lema Garcia, Bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal do Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade; Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, Bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro; Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, Bispo de Itumbiara (GO).

Autoridades civis também expressaram seus sentimentos. O deputado estadual de São Paulo, Gil Diniz manifestou suas condolências, sublinhando que “Mons. João Clá foi um dos maiores homens de seu tempo. Dedicou a vida à propagação do Evangelho, à devoção a Nossa Senhora e à educação e formação de incontáveis jovens ao redor do mundo”.

O deputado afirmou ainda que “sua partida nos deixará com saudades e eterna gratidão” e que “neste momento de luto, traz-nos consolo a lembrança de que a obra que iniciou perdurará, e os Arautos do Evangelho continuarão a propagar os ensinamentos de Cristo pela Terra, honrando a memória de seu fundador”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas