Papa Francisco nomeia Bispo para Diocese de Lins (SP)
Dom João Gilberto de Moura será transferido da sede episcopal de Jardim, no Mato Grosso do Sul.
Redação (30/10/2024 10:35, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 30 de outubro, o Papa Francisco nomeou Dom João Gilberto de Moura como novo Bispo para a Diocese vacante de Lins, em São Paulo, transferindo-o da sede episcopal de Jardim, no Mato Grosso do Sul.
Segundo divulgado pela Nunciatura Apostólica no Brasil, o Pontífice também aceitou o pedido de renúncia apresentado pelo Bispo de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos e nomeou Dom Jailton de Oliveira Lino como administrador apostólico.
Saudação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou nota de saudação a Dom João Gilberto de Moura manifestando alegria e gratidão por sua nomeação como novo Bispo da Diocese de Lins.
“O anúncio do Papa Francisco reflete não apenas a confiança da Igreja no Brasil em sua trajetória de Fé e dedicação pastoral, mas também a esperança renovada para a comunidade que agora irá guiar”, diz um trecho do documento.
Breve biografia de Dom João Gilberto de Moura
Nascido em 21 de novembro de 1963, em Ituiutaba (MG), João Gilberto de Moura concluiu seus estudos em Filosofia no Seminário Maior da Diocese de Patos de Minas em Araxá-MG e de Teologia no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto-SP. Foi ordenado sacerdote no dia 10 de dezembro de 1995, sendo incardinado na Diocese de Ituiutaba.
Exerceu os seguintes cargos: vigário paroquial da Catedral; reitor do Seminário Menor; assistente eclesiástico do Movimento Serra; coordenador diocesano da Pastoral Vocacional; representante dos Presbíteros; pároco de Cristo Rei em Centralina-MG e de São Francisco de Assis em Ituiutaba-MG; vigário judiciário; chanceler diocesano; vigário geral; administrador diocesano; ecônomo diocesano; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores. No dia 3 de julho de 2013 foi nomeado Bispo de Jardim, recebendo a ordenação episcopal no dia 6 de setembro do mesmo ano. (EPC)
Deixe seu comentário