Gaudium news > Papa Francisco abrirá Porta Santa em uma prisão romana

Papa Francisco abrirá Porta Santa em uma prisão romana

Na Bula de Proclamação do Ano Santo de 2025, o Pontífice já havia anunciado este gesto como um sinal tangível da esperança que o Jubileu traz consigo.

Papa Francisco abrira Porta Santa em uma prisao romana

Foto: Vatican Media.

Cidade do Vaticano (28/10/2024 10:09, Gaudium Press) No dia 26 de dezembro, Festa de Santo Estêvão, o Papa Francisco abrirá uma Porta Santa na Penitenciária de Rebibbia, em Roma. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira, 28 de outubro, por Dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, durante uma entrevista coletiva na Sala de Imprensa do Vaticano sobre os eventos do Jubileu Ordinário de 2025.

Olhar o futuro com esperança e renovado compromisso de vida

Esta será a décima quinta visita que o Papa Francisco fará a um presídio. Há nove anos ele visitou esta mesma prisão italiana, durante uma Quinta-feira Santa. Desta vez, o Santo Padre quer ir como um ‘peregrino de esperança’ e com o propósito de, simbolicamente, se colocar ao lado dos detentos de todas as prisões do mundo.

Na Bula de Proclamação do Ano Santo ‘Spes non confundit’ do Jubileu Ordinário de 2025, o Pontífice já havia anunciado este gesto como um sinal tangível da esperança que o Jubileu traz consigo, “para oferecer aos presos um sinal concreto de proximidade” e “para que seja para eles um símbolo que os convida a olhar o futuro com esperança e renovado compromisso de vida”.

Papa Francisco visitou 15 penitenciárias durante seu pontificado

Normalmente, segundo a tradição secular dos Jubileus, o Papa abre apenas a Porta Santa da Basílica de São Pedro e das quatro Basílicas papais. Em 2015, Francisco decidiu lançar o Jubileu Extraordinário da Misericórdia abrindo a Porta Santa da Catedral de Bangui, como parte de sua viagem à República Centro-Africana. Agora a novidade será a Penitenciária de Rebibbia.

Em 2015, o Papa Francisco visitou Rebibbia, onde lavou os pés de doze detentos de diferentes nacionalidades. Em 28 de março deste ano ele retornou para presidir a Santa Missa em ‘Coena Domini’ na prisão feminina de Rebibbia, lavando os pés de 12 mulheres. Durante seu pontificado, Francisco visitou 15 penitenciárias, a maioria na Itália, porém também realizou visitas a algumas em suas viagens ao exterior. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas