Cardeal Eugénio Dal Corso falece aos 85 anos de idade
O purpurado era Bispo emérito da Diocese de Benguela, Angola, e foi o segundo Cardeal da história da Igreja angolana.
Benguela – Angola (22/10/2024 10:29, Gaudium Press) O Cardeal Eugénio Dal Corso, Bispo emérito da Diocese de Benguela, e segundo Cardeal da história da Igreja angolana, faleceu às 21h do último domingo, 20 de outubro.
Legado de Fé, caridade e serviço ao povo de Deus
Através de uma nota publicada em seu website, a Arquidiocese de Luanda manifestou profunda dor e consternação pela notícia do falecimento do purpurado, recordando que sua trajetória foi “marcada por um legado de Fé, caridade e serviço ao povo de Deus”. A publicação ressaltou ainda que o episcopado de Dom Eugénio “foi destacado por sua proximidade com o povo, promovendo o desenvolvimento social, educativo e espiritual das comunidades” e que seu falecimento
“O falecimento de Dom Eugénio deixa um grande vazio não apenas na Igreja Católica em Angola, mas também na vida de muitos fiéis que encontravam nele uma fonte de inspiração, orientação e conforto espiritual. Sua presença, marcada pela humildade e pelo compromisso inabalável com a Fé, continuará a ser lembrada como um exemplo de verdadeiro serviço ao próximo”, conclui a nota.
Contribuição do Cardeal para o desenvolvimento social e espiritual de Angola
A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé também emitiu uma nota de pesar, ressaltando a importância do legado de Dom Eugénio para a Igreja e para o país. O governo angolano, por sua vez, expressou suas condolências, reconhecendo a contribuição do Cardeal para o desenvolvimento social e espiritual de Angola.
Os fiéis angolanos se unem em oração pedindo pela alma de Dom Eugénio para que Deus o receba em seu Reino e o recompense por sua vida de dedicação e serviço. O desejo é de que seu legado, de humildade, caridade e Fé inabalável, permaneça como um farol para futuras gerações e que sua memória seja uma bênção para todos os que tiveram o privilégio de conhecê-lo e de serem tocados por sua missão pastoral.
Breve biografia do Cardeal Eugénio Dal Corso
Nascido no dia 16 de Maio de 1939, em Grezzana, Itália, Eugénio Dal Corso foi ordenado sacerdote no dia 7 de Julho de 1963 e ingressou na Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência. Após onze anos de missão na Argentina, em 1986 ele partiu para Angola, onde dirigiu o seminário da Diocese de Uíje. Em 1991 foi nomeado Superior Provincial dos Pobres Servos da Divina Providência em Angola.
Em dezembro de 1995 foi nomeado Bispo-coadjutor de Saurimo pelo Papa São João Paulo II. E em 15 de janeiro de 1997 sucedeu Dom Pedro Marcos Ribeiro da Costa no ofício de Bispo de Saurimo. No dia 18 de Fevereiro de 2008, o Papa Bento XVI o transferiu para a Diocese de Benguela, cargo que renunciou em 26 de Março de 2018 devido à restrição de idade. Apesar disso, continuou seu trabalho pastoral na Diocese de Menongue no centro pastoral de Santa Josefina Bakhita de Caiundo, uma pequena comunidade da província de Cuando-Cubango. (EPC)
Deixe seu comentário