Movimento de Schoenstatt celebra 110 anos de fundação
Um dos principais momento das comemorações foi a bênção do Papa Francisco e a novena internacional deste ano, que teve como tema levar o ‘fogo para a nossa Igreja’.
Redação (18/10/2024 12:44, Gaudium Press) O Movimento Apostólico de Schoenstatt completa nesta sexta-feira, dia 18 de outubro, seus 110 anos de fundação. Para celebrar esta efeméride, peregrinos de diversas nações se reuniram no Santuário Original de Schoenstatt, localizado em Vallendar, Alemanha. Outros milhares de schoenstattianos celebram este dia nos mais de 200 Santuários Filiais espalhados pelo mundo.
Projetar o carisma para toda a Igreja
A novena internacional deste ano teve como tema levar o ‘fogo para a nossa Igreja’, segundo o Padre Alexandre Awi Mello, presidente da Presidência Internacional de Schoenstatt, o objetivo é fazer com que o carisma deste Movimento Apostólico seja projetado para toda a Igreja.
“Estamos celebrando 110 anos de nossa Aliança de Amor. Que esse fogo que arde em nossos corações continue presente, continue ardendo. Queremos levar o fogo do Padre Kentenich, o fogo que ele nos deixou de sua missão, de seu carisma, para a Igreja de hoje e de amanhã”, afirmou o sacerdote.
Bênção do Papa Francisco
Um dos principais momentos celebrativos ocorreu na última quarta-feira, 16, quando três integrantes do Movimento levaram ao Papa Francisco uma coroa, representando todos os membros do Movimento de Schoenstatt, para que ele desse sua bênção. O ato foi simbólico, uma vez que durante o Ano Santo de 2025, Schoenstatt fará uma coroação internacional de Maria, coroando-a ‘Rainha Mãe da Igreja’.
Os três representantes do Movimento de Schoenstatt que estiveram com o Pontífice são: Dom Ignazio Sanna, Arcebispo emérito de Oristano; o Padre Marcelo Cervi, Reitor do Santuário Internacional de Schoenstatt/Belmonte; e a Irmã M. Julia Almeida, do Instituto das Irmãs de Maria de Schoenstatt.
Movimento católico de Schoenstatt
O Movimento católico de Schoenstatt teve origem na Alemanha, se propagando por todos os continentes. A base de sua espiritualidade é a Aliança de Amor com Maria, uma consagração que tem como pilar viver a santidade na vida diária, tendo a Mãe de Deus como educadora. Assim como Maria educou Jesus, o desejo de todos os schoenstattianos é que a Mãe os forme em novas imagens de Cristo para o mundo de hoje. (EPC)
Deixe seu comentário