Gaudium news > 50 mil jovens peregrinam ao Santuário de Santa Teresa de los Andes no Chile

50 mil jovens peregrinam ao Santuário de Santa Teresa de los Andes no Chile

A peregrinação ao Santuário de Santa Teresa dos Andes, uma tradição no Chile realizada no terceiro domingo de outubro, é organizada pelo Vicariato da Jovem Esperança.

Sin titulo 12 700x465 1

Redação (17/10/2024 16:58, Gaudium Press) Peregrinos de diversas regiões do Chile caminharam 27 quilômetros até o Santuário de Santa Teresa dos Andes, onde o Arcebispo de Santiago, Dom Fernando Chomali, presidiu a Eucaristia.

“Com Teresita, peregrinos da esperança”, foi o lema que no sábado, 12 de outubro, mobilizou mais de 50 mil jovens chilenos ao Santuário, localizado na cidade de Auco. Em um clima de grande alegria e oração, centenas de comunidades da pastoral juvenil, escolas, ensino superior, paróquias e movimentos participaram dessa tradicional peregrinação.

A peregrinação ao Santuário de Santa Teresa dos Andes, uma tradição no Chile realizada no terceiro domingo de outubro, é organizada pelo Vicariato da Jovem Esperança. O objetivo é agradecer a santa pelas graças recebidas e apresentar suas intenções e esperanças, com fé em sua intercessão.

Na Missa, concelebrada pelos Bispos Auxiliares de Santiago, pelo Pe. Rodrigo Segura, reitor do Santuário, e pelo P. Jonathan Muñoz, Vigário da Juventude Esperança, Dom Chomali convidou os jovens a percorrerem um caminho de oração, destacando que “quem não reza não tem nada a dizer ao mundo”.

“Nós, como Igreja, não podemos ser superficiais. Não toleraremos ser anestesiados. Vamos embarcar na aventura de uma vida plena, dedicada aos outros. Convido-os a refletir, a levar a vida a sério”, exortou.

“Aqui estão os futuros sacerdotes, religiosas e diáconos, daqui também surgirão os casamentos, um excelente caminho de santidade, porque aqui há pessoas que não temem, porque sabem que Deus está conosco e estará até o fim dos tempos”, acrescentou.

Por sua vez, o Padre Muñoz agradeceu às comunidades pela grande participação: “Agradecemos porque hoje vocês saem renovados na esperança, para se tornarem esperança para o mundo e para toda a Igreja”.

Por fim, destacou: “É a esperança que nos impulsiona a não acreditar que o nosso caminho termina aqui” e poder dizer “Com Teresita somos peregrinos da Esperança”.

Santa Teresa de Jesus dos Andes

Teresa de los AndesBatizada como Juana Enriqueta Josefina de los Sagrados Corazones Fernández Solar, Santa Teresa dos Andes nasceu em Santiago do Chile em 13 de julho de 1900.

Juana recebeu sua educação escolar na escola das religiosas francesas do Sagrado Coração. Aos quatorze anos, inspirada por Deus, decidiu consagrar-se a Ele como carmelita descalça.

Cristo tornou-se seu único ideal. Ela se apaixonou por Ele e foi coerente a ponto de se crucificar a cada minuto por Ele. Foi tomada pelo amor esponsal e pelo desejo de se unir plenamente Àquele que a cativou. Aos 15 anos fez o voto de virgindade por 9 dias, renovando-o continuamente ao longo de sua vida.

Sua vida monástica, de 7 de maio de 1919 até sua morte, foi o último passo de sua ascensão ao cume da santidade. Apenas onze meses foram suficientes para consumar sua vida totalmente cristificada.

Após muitas tribulações interiores e sofrimentos físicos indescritíveis, causados por um violento ataque de tifo, ela partiu deste mundo para o Pai na noite de 12 de abril de 1920. Recebera com grande fervor os santos Sacramentos da Igreja e, no dia 7 de abril, fez sua profissão religiosa in articulo mortis.

Ela faleceu como noviça carmelita descalça 3 meses antes de completar 20 anos, e faltando-lhe 6 meses para concluir seu noviciado canônico, o que a permitiria emitir sua profissão religiosa juridicamente.

Foi beatificada por São João Paulo II em Santiago do Chile, em 3 de abril de 1987, e canonizada em Roma, em 21 de março de 1993. Seus restos mortais são venerados no Santuário de Auco-Rinconada de Los Andes por milhares de peregrinos que buscam e encontram nela consolo, luz e o caminho seguro até Deus.

Com informações do Arcebispado de Santiago e vatican.va.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas