Espanha: Decano da Rota Romana nomeado Comissário Pontifício do Complexo Torreciudad
O decano espanhol do Tribunal da Rota Romana, Dom Alejandro Arellano Cedillo, de 62 anos, tentará encontrar uma solução para resolver as divergências entre a Diocese de Barbastro-Monzón e a Prelazia do Opus Dei.
Redação (09/10/2024 12:08, Gaudium Press) O Papa designou, nesta quarta-feira, o Decano do Tribunal da Rota Romana, Dom Alejandro Arellano Cedillo, como Comissário Pontifício Plenipotenciário e delegado da Santa Sé para o complexo de Torreciudad, na Espanha. Este local abriga um famoso santuário mariano dedicado a Nossa Senhora dos Anjos, construído em 1975 graças à iniciativa do Opus Dei.
A Diocese de Barbastro-Monzón, que abrange o Santuário em Aragão, havia comunicado, em 25 de setembro, que confiou à Santa Sé a responsabilidade de solucionar as divergências com a Prelazia do Opus Dei, que abrangem a regulamentação jurídica, canônica e pastoral do complexo de Torreciudad. Tanto a diocese quanto o Opus Dei demonstraram confiança de que a Santa Sé encontrará uma resolução apropriada para a situação.
O pedido de intervenção “documenta a relação contratual neste enclave diocesano desde 1962, bem como as vinte reuniões realizadas nos últimos quatro anos entre ambas as partes”, informou a diocese.
O contrato estabelecia que o Bispado de Barbastro-Monzón cederia ao Opus Dei, por tempo indeterminado, uma ermida, uma imagem da Virgem, uma hospedaria e alguns terrenos adjacentes.
No comunicado, a diocese disse estar confiante de que a resolução deste assunto pode ser alcançada, regularizando “o status de Torreciudad e erguê-lo, canonicamente, como um santuário”.
Em julho de 2023, o bispo da diocese, Dom Pérez Pueyo, nomeou o Pe. José Mairal como novo reitor de Torreciudad. Pela primeira vez, a posição não foi ocupada por um membro do Opus Dei. Entretanto, o Bispo enfatizou que a nomeação não representava uma interferência na administração interna, econômica ou civil de Torreciudad; a medida estava limitada ao âmbito pastoral e seria temporária, enquanto se aguardava a regularização da situação canônica.
A Prelazia do Opus Dei emitiu um comunicado, declarando que “hoje a Santa Sé anunciou a nomeação de Dom Alejandro Arellano – Decano da Rota Romana –, feita pelo papa, como Comissário Pontifício para tratar das questões relacionadas com Torreciudad. As autoridades da Prelazia estarão à inteira disposição de Dom Arellano, colaborando no que for necessário, com adesão filial ao Santo Padre”.
𝗖𝗼𝗺𝘂𝗻𝗶𝗰𝗮𝗱𝗼 𝗱𝗲 𝗹𝗮 𝗽𝗿𝗲𝗹𝗮𝘁𝘂𝗿𝗮 𝗱𝗲𝗹 𝗢𝗽𝘂𝘀 𝗗𝗲𝗶 (𝟵 𝗱𝗲 𝗼𝗰𝘁𝘂𝗯𝗿𝗲 𝗱𝗲 𝟮𝟬𝟮𝟰).
A fecha de hoy la Santa Sede ha anunciado el nombramiento del Mons. Alejandro Arellano —Decano de la Rota Romana— hecho por el Papa, como Comisario Pontificio para…
— Opus Dei (España) (@opusdei_es) October 9, 2024
Dom Arellano Cedillo
O arcebispo Dom Alejandro Arellano Cedillo nasceu em 8 de junho de 1962 em Olías del Rey, na Espanha. Foi ordenado sacerdote em 25 de outubro de 1987, em Toledo, pela Fraternidade Sacerdotal dos Operários do Reino de Cristo, e é licenciado e doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Foi vigário judicial adjunto na Arquidiocese de Madri e juiz no Tribunal da Rota da Nunciatura Apostólica na Espanha. Desde 2007, foi auditor prelado do Tribunal da Rota Romana. Em 3 de março de 2021, o Papa Francisco o nomeou decano do Tribunal da Rota Romana.
Com informações Vatican news
Deixe seu comentário