Círio de Nossa Senhora de Nazaré reúne milhares de fiéis em Belém (PA)
O tema das festividades deste ano de 2024 é: “Perseverar na oração com Maria, Mãe de Jesus”.
Belém – Pará (10/10/2024 12:26, Gaudium Press) Na última terça-feira, 8 de outubro, foi realizada a abertura oficial da 232ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA), através de uma Santa Missa Solene celebrada na Basílica Santuário de Nazaré, seguida por uma cerimônia na Praça Santuário.
Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
O tema das festividades deste ano é: “Perseverar na oração com Maria, Mãe de Jesus”, em alusão ao Ano da Oração convocado pelo Papa Francisco como forma de preparação para o grande Jubileu da Igreja Católica, em 2025.
Celebrado há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é uma das mais antigas e expressivas manifestações do Brasil, tendo sido reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. A devoção a Nossa Senhora de Nazaré foi crescendo ao longo dos anos, transformando o Círio em um símbolo de Fé, esperança e gratidão, atraindo milhões de fiéis de diversas partes do país e do mundo.
Programação do Círio de Nazaré
Na quarta-feira, 9 de outubro, foi realizada a vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento na Capela Bom Pastor (Centro Social de Nazaré), que se transformou em um espaço de espiritualidade e contemplação. Os fiéis foram convidados a terem uma experiência de conexão profunda com Deus, através da oração e da reflexão
Já no dia de hoje, 10 de outubro, às 18h haverá a apresentação do Manto na Basílica Santuário, sendo um importante evento para os devotos de Nossa Senhora de Nazaré, pois o manto representa a proteção e cuidado da Mãe do povo paraense. Em seguida, haverá um show na Praça Santuário Nossa Senhora de Nazaré, intitulado ‘Maria Vem’.
A maior romaria do Círio de Nazaré está programada para acontecer na sexta-feira, 11. Trata-se do Traslado para Ananindeua-Marituba, percurso de 53 quilômetros, que será iniciado às 7h com uma Santa Missa presidida por Dom Paulo Andrerolli, Bispo auxiliar de Belém, na Basílica Santuário, seguindo até a Igreja Matriz de Ananindeua, Paróquia Santuário Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa, onde o Arcebispo de Diamantina (MG), Dom Darci Niccioli celebrará outra Missa. No início da tarde ocorrerá um dos momentos mais aguardados e intensos das celebrações: a descida da Imagem na Basílica-Santuário Nossa Senhora de Nazaré.
Dia do Círio de Nazaré
Diversas romarias serão realizadas a partir do dia 12 até o dia 27 de outubro. O ponto culminante da festividade será em 13 de outubro, quando se celebrará o Dia do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Na ocasião, o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, presidirá uma Santa Missa, às 6h, na Catedral Metropolitana de Belém do Pará.
A romaria, considerada uma das maiores do Brasil, será iniciada após a celebração eucarística, às 7h. A procissão partirá da Catedral Metropolitana de Belém e seguirá por um trajeto de 3,6 km até a Praça Santuário Nossa Senhora de Nazaré. Ao longo do percurso, milhares de fiéis, acompanharão a imagem de Nossa Senhora entoando piedosos cânticos, simbolizando a Fé e a devoção dos católicos. Ao chegar na Praça Santuário ocorrerá a celebração de uma Santa Missa na qual todos poderão se reunir para dar graças e celebrar a Fé.
A Santa Missa de Encerramento do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2024 será celebrada no dia 27 de outubro, às 18h, na Basílica Santuário de Nazaré, na qual os fiéis se reunirão para agradecer pelas graças recebidas e pela proteção de Nossa Senhora ao longo da festividade. (EPC)
Deixe seu comentário