Vaticano: Baldaquino de Bernini será inaugurado em 27 de outubro
A cerimônia, que será presidida pelo Papa Francisco, está prevista para ocorrer no dia 27 de outubro, marcando a conclusão do Sínodo.
Cidade do Vaticano (08/10/2024 14:14, Gaudium Press) Após nove meses passando por obras de restauração, o Baldaquino de Bernini que cobre o altar principal da Basílica de São Pedro, no Vaticano, será reinaugurado oficialmente. A cerimônia, que será presidida pelo Papa Francisco, está prevista para ocorrer no dia 27 de outubro.
Papa presidirá cerimônia de reinauguração
De acordo com o Arcipreste da Basílica, Cardeal Mauro Gambetti, na ocasião, o Pontífice celebrará uma Santa Missa que será não só para inaugurar o baldaquino recém-reformado, como também para marcar a conclusão do Sínodo. Além disso, o dia “27 de outubro também é uma data de paz porque relembra o encontro inter-religioso desejado por São João Paulo II em 1986 em Assis”.
“O Papa Francisco viu como estava o trabalho e apreciou muito”, afirmou Gambetti. Utilizando a restauração da obra-prima de Gian Lorenzo Bernini como exemplo, o purpurado aconselhou os fiéis a “pensar na restauração do nosso coração e da nossa interioridade, porque muitas vezes perseguimos coisas vãs e inúteis e perdemos o essencial, quando é fundamentalmente amor”.
Breve histórico do Baldaquino de Bernini
Projetado por Gian Lorenzo Bernini entre os anos de 1624 e 1635 para o Papa Urbano VIII, o Baldaquino da Basílica de São Pedro possui quase 29 metros de altura. Esta importante estrutura de bronze dourado, localizada acima do túmulo do primeiro Papa, é sustentada por quatro delgadas colunas espirais.
A última reforma deste monumento ocorreu no ano de 1758. Um grupo de sessenta pessoas se envolveram nos trabalhos de restauração. Desde então, uma manta de poeira úmida obscureceu o brilho do ouro e a tonalidade original do bronze.
Restauração da Cátedra de São Pedro
Nas últimas semanas, também foi realizada a restauração da Cátedra de São Pedro. A relíquia, que há 50 anos não era retirada do monumento, foi transferida para a sacristia da Basílica de São Pedro. Entre os dias 27 de outubro a 8 de dezembro, ela ficará exposta de forma excepcional ao pé do Baldaquino, em frente ao Altar-Mor, devendo retornar ao seu local de origem assim que a restauração estiver concluída. (EPC)
Deixe seu comentário