Cardeal Odilo Scherer apresenta sua carta de renúncia ao Papa Francisco
O Arcebispo de São Paulo deverá permanecer à frente da Arquidiocese por mais dois anos.
São Paulo (08/10/2024 09:10, Gaudium Press) O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, apresentou ao Papa Francisco sua carta de renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese paulista. O documento foi enviado à Santa Sé após o purpurado completar 75 anos de idade, no dia 21 de setembro.
O Código de Direito Canônico prevê, no cânon 401 § 1, que ao completar 75 anos de idade, o Bispo Diocesano deve “apresentar a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, que, ponderando todas as circunstâncias, tomará providências”.
Resposta do Papa Francisco
Na manhã desta terça-feira, 8 de outubro, através de um comunicado enviado ao clero, religiosos e fiéis leigos da Arquidiocese de São Paulo, o Cardeal explicou que “o Papa acolheu minha carta e dispôs que eu permanecesse ainda, por mais dois anos, à frente da querida Arquidiocese de São Paulo”.
Dom Odilo concluiu seu texto exortando os fiéis da Arquidiocese para que se preparem, através da oração, como peregrinos de esperança, para viver intensamente o Ano Jubilar de 2025. Ele fez também um convite para a caminhada conjunta na realização do Projeto Emergencial de Pastoral 2024-2026, “vivendo a comunhão, a conversão e a renovação missionária de nossa Arquidiocese”. (EPC)
Deixe seu comentário