Recomeçam os incêndios de igrejas no Canadá?
A histórica Igreja de Notre Dame des Sept-Allégresses foi destruída. Em 2021, no Canadá, aproximadamente 100 templos foram incendiados ou vandalizados devido a alegações, posteriormente desmentidas, de maus-tratos cometidos por educadores católicos contra crianças indígenas.
Redação (05/10/2024 14:46, Gaudium Press) Após a série de incêndios de igrejas no Canadá, em 2021, quando cerca de 100 templos foram incendiados ou vandalizados devido a supostos maus-tratos a crianças indígenas por educadores católicos, ontem, a igreja de Notre-Dame des Sept-Allégresses, em Trois Rivières, perto de Montreal, ficou em chamas.
O templo – que por 100 anos foi administrado por franciscanos – foi quase totalmente destruído. A fachada do edifício resistiu às chamas, mas a parte de trás da igreja de tijolos cinzentos desabou e os campanários desapareceram. Os 10 franciscanos tiveram que ser transferidos para outro lugar, pois seu local de residência era contíngua à igreja.
A igreja “abrigava afrescos de São Francisco, vitrais. Era uma igreja magnífica, uma igreja extraordinária”, lamentou o padre Guylain Prince, superior dos franciscanos.
Vários habitantes de Trois-Rivières deploram a perda quase total do templo, que tinha sido destinado a servir de hall de recepção, e fazia parte de um projeto residencial, ou seja, não seria mais um local de culto. A estrutura de madeira e os materiais utilizados na reparação da cobertura contribuíram para a rápida propagação do fogo.
Com informações Radio Canada
Deixe seu comentário