Portugal: Diocese de Santarém promove Mostra de Doces Conventuais e Artes do Claustro
Além de divulgar doces e outros produtos conventuais, esta iniciativa tem por objetivo proporcionar um momento de diálogo com as comunidades monásticas.
Santarém – Portugal (04/10/2024 12:01, Gaudium Press) A partir desta sexta-feira, 4 de outubro, o Museu Diocesano de Santarém será palco da oitava edição da Mostra de Doces Conventuais e Artes do Claustro, que seguirá até o próximo domingo, 6.
Divulgação de produtos conventuais e diálogo com as comunidades religiosas
Esta iniciativa tem por objetivo não só divulgar doces e outros produtos conventuais, como também proporcionar um contato direto com as comunidades religiosas que, por seu caráter de recolhimento, acabam sendo desconhecidas do público.
Além disso, se pretende promover o contacto intergeracional e o diálogo com as comunidades religiosas, sendo um momento de diálogo, de testemunho sobre o carisma e quotidiano das comunidades monásticas presentes.
Dentre os participantes desta mostra estão: Monges de Singeverga, as Monjas de Cister, as Monjas Carmelitas de Bande, as Clarissas do Louriçal, Monjas da Cartuxa de Évora e representantes das Monjas de Belém, das Monjas de Roriz, Irmãzinhas de Jesus.
Programação da Mostra de Doces Conventuais e Artes do Claustro
A programação será iniciada nesta sexta-feira com a ‘Hora do Doce’, que em um primeiro momento será dedicado às escolas e que contará com a presença de monjas. Na parte da tarde haverá a colaboração dos alunos de Pastelaria da Escola Profissional Vale do Tejo, que farão a demonstração de uma receita e oferecerão um doce conventual. Na parte da noite haverá um workshop de danças medievais.
Já na manhã do sábado, será realizado um workshop sobre ourivesaria religiosa oferecido em parceria com a Associação «Encadeamentos». Na parte da tarde o programa será dedicado às famílias e crianças. Haverá um conto musicado, seguido por um espetáculo no âmbito do Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude “Palhatiko”, ao qual se seguirá um workshop de Esgrima Histórica por Encadeamentos.
O sábado será encerrado com um momento musical dedicado à música antiga com o Grupo de Gaitas da Golegã, Associação Cantar Nosso. Por fim, no domingo ocorrerá uma visita temática intitulada “Viagem no Tempo”, que incluirá a subida à Torre e ao final da tarde o Rancho Folclórico do Vale de Santarém. (EPC)
Deixe seu comentário