Papa preside Santa Missa de abertura do Sínodo dos Bispos
Diante de milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro, o Pontífice fez uma súplica de paz e convocou um dia de oração e jejum.
Cidade do Vaticano (02/10/2024 12:43, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 2 de outubro, o Papa Francisco presidiu a Missa de abertura da segunda sessão da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Diante de milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro, o Pontífice fez uma súplica de paz e convocou um dia de oração e jejum.
Em sua homilia, o Santo Padre recordou que o Sínodo não é uma assembleia parlamentar, mas um lugar de escuta em comunhão. Contando com o auxílio do Espírito Santo devemos escutar e compreender as vozes, ou seja, as ideias, as expectativas, as propostas ao longo destes três anos de intenso trabalho, para discernir juntos a voz de Deus que fala à Igreja.
Escutemos a voz de Deus e do seu anjo
Mas para que isso ocorra, é necessário se libertar da arrogância, da presunção e da pretensão de exclusividade na escuta da voz do Senhor. “Escutemos a voz de Deus e do seu anjo, se realmente quisermos prosseguir em segurança o nosso caminho para além dos limites e das dificuldades”, afirmou.
Devemos ter cuidado para não transformar os nossos contributos em teimosias a defender ou agendas a impor. Caso contrário, acabaremos por nos fechar num diálogo de surdos, onde cada um tenta “puxar água ao seu moinho” sem ouvir os outros e, sobretudo, sem ouvir a voz do Senhor.
Um coração fechado não é do Espírito do Senhor
O Papa Francisco ressaltou ainda que um coração fechado não é do Espírito do Senhor, mas sim o dom de abrir-se e “a Igreja tem necessidade de lugares de paz e abertura, a serem criados principalmente nos corações, onde cada um se sinta acolhido como uma criança nos braços da mãe”.
Ele ainda exortou os fiéis a voltarem o olhar para o mundo, “porque a comunidade cristã está sempre a serviço da humanidade para proclamar a alegria do Evangelho a todos. Precisamos disso, especialmente nesta hora dramática de nossa história, enquanto os ventos da guerra e os fogos da violência continuam a devastar povos e nações inteiras”.
Dois eventos para invocar o dom da paz
Por fim, o Santo Padre anunciou dois eventos, com o objetivo de invocar, através da intercessão de Maria Santíssima, o dom da paz. O primeiro deles será no próximo domingo, 6, quando ele irá até a Basílica de Santa Maria Maior, para recitar o Santo Rosário e dirigir à Nossa Senhora uma sincera súplica. “Se possível, peço também a vocês, membros do Sínodo, que se unam a mim nessa ocasião”, disse. Já para a próxima segunda-feira, 7 de outubro, o Pontífice convocou a comunidade dos fiéis para que vivam um dia de oração e jejum pela paz no mundo. (EPC)
Deixe seu comentário