Relíquia da Cátedra de São Pedro é venerada pelo Papa Francisco
A relíquia do primeiro Papa, também conhecida como ‘Cathedra Sancti Petri Apostoli’, é um antigo trono de madeira, que remonta aos primórdios do cristianismo.
Cidade do Vaticano (02/10/2024 10:09, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 2 de outubro, após presidir a Santa Missa de abertura da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, o Papa Francisco teve a rara oportunidade de contemplar de perto a Cátedra de São Pedro.
Símbolo do primado de São Pedro Apóstolo
A relíquia do primeiro Papa, também conhecida como ‘Cathedra Sancti Petri Apostoli’, é um antigo trono de madeira, que remonta aos primórdios do cristianismo e simboliza o primado de São Pedro apóstolo, a quem Nosso Senhor Jesus Cristo confiou a condução de sua Igreja.
Este histórico momento ocorreu após os trabalhos de restauração do famoso monumento criado por Gian Lorenzo Bernini, situado no ábside da Basílica de São Pedro. A peça, que costuma ser conservada em um relicário, representa a autoridade espiritual de São Pedro apóstolo e seus sucessores.
Elo entre o atual pontificado e São Pedro Apóstolo
Ao longo do processo de restauração das obras de Bernini, em andamento devido ao Jubileu, a Cátedra original, cuidadosamente preservada, foi temporariamente removida e apresentada ao Papa Francisco, que teve a oportunidade de observar de perto este símbolo histórico e representativo para a Igreja Católica.
De acordo com a Sala de Imprensa da Santa Sé, o Santo Padre pôde admirar de forma detalhada esta importante relíquia de imenso significado, reforçando assim o elo entre o atual pontificado e São Pedro apóstolo, o primeiro Papa da história da Igreja Católica. (EPC)
Deixe seu comentário