São Maurício, comandante da aguerrida Legião Tebana
A Igreja celebra, no dia 22 de setembro, a memória de São Maurício e seus companheiros, mártires. Ante a recusa de incensar os ídolos, o imperador Maximiano ordenou o massacre de seus melhores guerreiros, a Legião Tebana.
Redação (22/09/2024 09:04, Gaudium Press) Hoje comemoramos São Maurício e seus companheiros mártires.
O imperador Maximiano, que governou Roma de 286 a 305, foi um dos tetrarcas que compartilhavam o governo do império, ao lado de Diocleciano, de infeliz memória e conhecido por sua brutal perseguição aos cristãos.
Maximiano teve uma vida marcada por batalhas, destacando sua luta contra os gauleses, inimigos difíceis que ele eventualmente derrotou com a ajuda da legião Tebana, originária de Tebas, no Egito.
São Maurício era o comandante
A tradição conta que o comandante (Primicerius) desta legião era Maurício, um nobre general, convocado da África para enfrentar esses gauleses de Bagaud, guerreiros ferozes. No entanto, os tebanos provaram ser ainda mais valentes, obtendo sucesso no confronto. Até o infeliz dia em que o imperador teve a ideia de queimar incenso aos deuses, algo impossível para muitos tebanos por serem cristãos e que tinham como único Deus o verdadeiro Deus, Jesus Cristo, o Filho de Deus.
Ante a recusa em incensar os demônios, Maximiano mandou, inicialmente, dizimar a Legião. Impotente diante da firmeza dos mártires, ordenou o massacre total. São Maurício, com todos os oficiais e soldados, trocaram as armas pela gloriosa coroa do martírio. Esta matança aconteceu por volta do ano 287, logo após Maximiano assumir o poder; episódio trágico em que ele seria sempre lembrado por ter massacrado seus próprios soldados devido à sua fé cristã …
A tradição conserva a resposta de São Maurício ao imperador quando lhe foi pedido que sacrificasse aos ídolos pagãos: “Somos teus soldados, mas também servos de Deus”. Versão militar romana da afirmação encontrada nas Escrituras: “É preciso obedecer a Deus antes que aos homens”.
Nesta região, em Agaunum (agora Saint-Maurice-en-Valais), na Suíça, está localizada a abadia de São Maurício, onde se encontra o túmulo de São Maurício e os ossos dos mártires da Legião tebana preservados em relicários.
Com informações Enciclopédia Católica
Deixe seu comentário