Gaudium news > Divulgados os nomes dos vencedores do Prêmio Ratzinger 2024

Divulgados os nomes dos vencedores do Prêmio Ratzinger 2024

A cerimônia de premiação será presidida pelo Cardeal Pietro Parolin e está programada para ocorrer no dia 22 de novembro, na Sala Régia do Palácio Apostólico.

Divulgados os nomes dos vencedores do Premio Ratzinger 2024

Cidade do Vaticano (18/09/2024 09:57, Gaudium Press) Foram divulgados os nomes dos vencedores do Prêmio Ratzinger 2024, concedido sempre a dois estudiosos. Os agraciados desta edição são: o teólogo e professor Cyril O’Regan e o escultor Etsurō Sotoo.

Entrega do prêmio será feita pelo Cardeal Pietro Parolin

A cerimônia de premiação, que ocorre anualmente desde 2011, está programada para ocorrer no dia 22 de novembro, na Sala Régia do Palácio Apostólico. A cerimônia será iniciada às 17h (horário local), sendo presidida pelo secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin.

Na parte da manhã, às 7h15, será celebrada uma Santa Missa, em memória do Papa Bento XVI, junto ao túmulo do Pontífice, localizado nas Grutas do Vaticano. Em seguida, os dois vencedores do Prêmio serão recebidos pelo Santo Padre Francisco.

Quem são os vencedores do Prêmio Ratzinger 2024?

Professor Cyril O’Regan (Irlanda, 1952), é docente de Teologia Sistemática no Departamento de Teologia da Universidade de Notre Dame (Indiana, Estados Unidos). Realizou seus estudos de Filosofia na Irlanda. Posteriormente, fez o Doutorado em Filosofia (1985) e o Doutorado em Teologia (1989) na Universidade de Yale (Estados Unidos). Desde 1990 é professor na Universidade de Yale, no Departamento de Estudos Religiosos, e desde 1999, na Universidade de Notre Dame, no Departamento de Teologia. Dedicou vários artigos importantes à figura e aos ensinamentos por Joseph Ratzinger-Bento XVI.

Etsurō Sotoo (Fukuoka, Japão, 1953) é formado em Belas Artes pela Universidade de Kyoto (Japão). Em 1978, durante uma visita a Barcelona, ​​ficou muito impressionado com a construção da Basílica da “Sagrada Família” e pediu para ali trabalhar como escultor. Ele se converteu ao cristianismo e foi batizado. As suas principais obras encontram-se em vários pontos do templo da “Sagrada Família”, mas também em outros locais da Espanha, do Japão e da Itália. Ele é o primeiro asiático oriental e o primeiro escultor a receber o Prêmio Ratzinger.

Prêmio Ratzinger

O Prêmio Ratzinger é promovido pela Fundação vaticana Joseph Ratzinger-Bento XVI, sendo atribuído a acadêmicos que tenham se distinguido por méritos particulares em publicação e/ou pesquisa científica. Nos últimos anos, a área dos vencedores também se expandiu para a arte de inspiração cristã.

A Comissão Científica da Fundação, composta por cinco membros nomeados pelo Papa, apresenta ao Santo Padre os candidatos ao Prêmio para aprovação. Essa comissão atualmente é composta pelo Cardeal Kurt Koch (prefeito do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos), Cardeal Luis Ladaria (prefeito emérito do Dicastério para a Doutrina da Fé), Cardeal Gianfranco Ravasi (presidente emérito do Pontifício Conselho para a Cultura), o Arcebispo Dom Rino Fisichella (pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização) e Dom Rudolf Voderholzer (Bispo de Regensburg e presidente do ‘Institut Papst Benedikt XVI’).

Somando os vencedores desta edição de 2024, o Prêmio contabilizará um total de 30 vencedores provenientes de 18 países diferentes dos cinco continentes: Alemanha (7), França (4), Espanha (3), Itália (2), Austrália, Brasil, Burkina Faso, Canadá, Estônia, Japão, Grã-Bretanha, Grécia, Irlanda, Líbano, Polônia, Estados Unidos, África do Sul e Suíça.

São sobretudo personalidades eminentes que se distinguiram pelos estudos de Teologia dogmática ou fundamental, da Sagrada Escritura, Patrologia, Filosofia, Direito e Sociologia, ou na atividade artística, na música, na arquitetura e agora também na escultura. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas