Santa Sé divulga programação da segunda sessão do Sínodo
Dentre os eventos confirmados estão uma celebração penitencial presidida pelo Papa Francisco e quatro fóruns abertos ao público.
Cidade do Vaticano (17/09/2024 12:46, Gaudium Press) Entre os dias 2 a 27 de outubro Roma acolherá a segunda sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. A Santa Sé divulgou os detalhes da programação deste evento, que contará com uma celebração penitencial presidida pelo Papa Francisco e quatro fóruns abertos ao público.
“O Sínodo é um tempo de oração, não é uma convenção, mas uma assembleia eclesial que reza, é um tempo de escuta da Palavra de Deus e do Espírito e também uma ocasião para implorar de Deus o perdão pelos pecados da Igreja”, afirmou o Cardeal Mario Grech, secretário-geral do Sínodo e o relator-geral da assembleia.
Retiro espiritual e Vigília Penitencial
Entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro, será realizado no Vaticano um retiro espiritual guiado pelas meditações do Padre Dominicano Timothy Radcliffe e pela Madre Beneditina Ignazia Angelini. O dia 21 de outubro será dedicado a outro retiro espiritual com foco no documento final.
Na noite de terça-feira, 1º de outubro, na conclusão do retiro, haverá ainda uma Vigília penitencial presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro. A cerimônia será transmitida pelos meios de comunicação do Vaticano e estará aberta a todos, de forma especial aos jovens.
Mesas linguísticas e oração ecumênica
Por volta de 36 grupos de trabalho serão divididos em cinco mesas linguísticas, inspirando-se no método da conversação no Espírito com um facilitador especialista que ajudará a conversa do ponto de vista metodológico sem entrar nos conteúdos. Cada mesa linguística preparará um breve resumo a ser apresentado na próxima Congregação Geral.
Na noite do dia 11 de outubro, recordando a abertura do Concílio Vaticano II (ocorrida há 62 anos) o Papa Francisco participará de uma oração ecumênica, no Vaticano, na Praça dos Protomártires, com os delegados fraternos participantes e os outros representantes das Igrejas e Comunidades Eclesiais presentes em Roma.
Fóruns teológico-pastorais
Quatro fóruns teológico-pastorais abordarão temas relevantes do ponto de vista eclesiológico, ligados ao conteúdo do ‘Instrumentum laboris’ e contarão com a participação de teólogos, canonistas, Bispos, pessoas também envolvidas nas Assembleias de Bispos.
Dois serão realizados no dia 9 de outubro com os temas “O povo de Deus, sujeito da missão” e “O papel e a autoridade do Bispo em uma Igreja sinodal”. E os outros dois, no dia 16 de outubro, sobre “As mútuas relações entre a Igreja local e a Igreja universal” e sobre “O exercício do Primado e do Sínodo dos Bispos”. (EPC)
Deixe seu comentário