Custódia da Terra Santa celebra a Festa da Exaltação da Santa Cruz
A cerimônia foi iniciada com uma procissão dos religiosos conduzindo uma relíquia da Santa Cruz até a capela latina no Calvário.
Jerusalém – Israel (16/09/2024 15:04, Gaudium Press) No último sábado, 14 de setembro, os Frades da Custódia da Terra Santa celebraram a Festa da Exaltação da Santa Cruz no local onde Nosso Senhor Jesus Cristo foi crucificado.
A cerimônia foi iniciada com uma procissão até a capela latina no Calvário, durante a qual foi conduzida uma relíquia da Santa Cruz, que permaneceu no altar, sob o mosaico de Cristo sendo pregado na Cruz, ao longo de toda a Santa Missa.
Ferida causada pelo pecado e pela ingratidão humana
A celebração eucarística foi presidida pelo Vigário Custodial, Frei Ibrahim Faltas. Durante sua homilia, o religioso afirmou que “há quase um ano, aqui na Terra Santa, sentimos a impotência de não sermos capazes de fazer nada para interromper o caminho da violência. Estamos enfrentando o novo Gólgota desta época sombria da história da humanidade, em que a guerra e a violência estão esmagando a vida até dos menores”.
“A exaltação da Santa Cruz nos torna conscientes de um aspecto de seu coração que somente o próprio Deus poderia nos revelar: a ferida causada pelo pecado e pela ingratidão humana se torna a fonte de uma nova criação na glória”, ressaltou o Frei Ibrahim, que exortou ainda para que se reze “poderosamente para que dessas feridas surja uma nova vida de reconciliação e paz”.
A glória prometida a Jesus pode ser compartilhada por todos nós
Na visão do Vigário Custodial, através da “loucura da Cruz, o escândalo do sofrimento pode se tornar sabedoria, e a glória prometida a Jesus pode ser compartilhada por todos nós, para que possamos erguer dos escombros a paz e a justiça para todas as pessoas na Terra”.
Ao término da Santa Missa, os fiéis se reuniram diante do altar da Madalena para receber a bênção com a relíquia da Cruz e o ato de veneração. Na parte da tarde, foram recitadas as segundas vésperas da Festa através de uma procissão até o túmulo e a incensação com o canto do Magnificat. (EPC)
Deixe seu comentário