Diocese de Jaú é instalada e primeiro Bispo é empossado
A cerimônia foi realizada na Catedral Nossa Senhora do Patrocínio e contou com a presença do Núncio Apostólico, Dom Giambattista Diquattro.
Jaú – São Paulo (12/09/2024 16:21, Gaudium Press) No último sábado, 07 de setembro, ocorreu a instalação oficial da Diocese de Jaú, a mais nova entre as 220 existentes no Brasil. Durante a cerimônia, realizada na Catedral Nossa Senhora do Patrocínio, foi empossado o primeiro Bispo de Jaú, Dom Francisco Carlos da Silva.
Desmembramento de parte do território da Diocese de São Carlos
O juramento do prelado ocorreu na capela da cúria diocesana, logo após o rito do ‘Statio’, simbolizando o início de sua missão pastoral. Em seguida, foi iniciada a Santa Missa, que contou com a presença do Núncio Apostólico, Dom Giambattista Diquattro, além de diversos Bispos, sacerdotes, autoridades, religiosos, religiosas e milhares de fiéis.
A criação da nova Diocese, resultado do desmembramento de parte do território da Diocese de São Carlos, foi oficialmente anunciada pelo Papa Francisco, através da Nunciatura Apostólica, no dia 26 de junho. A notícia foi divulgada por Dom Luiz Carlos Dias, Bispo Diocesano de São Carlos.
Diocese de Jaú em números
A Diocese de Jaú, que fará parte da Província Eclesiástica de Campinas e do Regional Sul 1 da CNBB, será composta por 15 municípios: Jaú, Brotas, Dois Córregos, Torrinha, Mineiros do Tietê, Barra Bonita, Itapuí, Bocaina, Bariri, Itaju, Ibitinga, Nova Europa, Tabatinga, Borborema e Itápolis.
No total a nova Diocese conta com 47 paróquias, 67 sacerdotes, 17 diáconos permanentes e 16 seminaristas, além da presença de religiosos e consagrados. O laicato também desempenha um papel fundamental na missão Diocesana. A nova Diocese abriga aproximadamente 435 mil habitantes em uma área de 6.018,531 km². (EPC)
Deixe seu comentário