Papa Francisco é recebido por milhares de pessoas em Timor-Leste
Francisco é o segundo Papa a visitar o Timor-Leste, depois de São João Paulo II, que viajou para lá no dia 12 de outubro de 1989 durante a ocupação indonésia.
Díli – Timor-Leste (09/09/2024 17:39, Gaudium Press) Depois de passar quatro dias visitando Papua Nova Guiné, o Papa Francisco iniciou a terceira etapa de sua Viagem Apostólica à Ásia e Oceania. Nesta segunda-feira, 9 de setembro, o Pontífice viajou para Timor-Leste, o único país em seu itinerário onde os católicos são maioria.
Presidente e primeiro-ministro aguardavam o Pontífice
A aeronave que conduzia o Santo Padre pousou no Aeroporto Internacional Presidente Nicolau Lobato, localizado na capital do Timor-Leste, Díli, às 14h20 (horário local), após um voo de três horas e meia.
Milhares de pessoas aguardavam animadas pela chegada do Pontífice. Na pista do aeroporto algumas autoridades o estavam aguardando, das quais se destacam: o presidente timorense José Manuel Ramos-Horta e o primeiro-ministro Xanana Gusmão.
De Papamóvel para a Nunciatura Apostólica
Também estavam presentes algumas delegações, além de 14 pessoas em trajes tradicionais representando os 14 municípios do país. Duas meninas ofereceram ao Papa Francisco um lenço tradicional timorense, que elas colocaram em volta do seu pescoço.
Do aeroporto, o Santo Padre seguiu de Papamóvel para a Nunciatura Apostólica em Díli, onde estava programado um breve descanso antes de seguir para o Palácio Presidencial no qual seria realizada a cerimônia oficial de boas-vindas e seu primeiro discurso oficial às autoridades de Timor-Leste.
Segundo Papa a visitar o Timor-Leste
Francisco é o segundo Papa a visitar o Timor-Leste, depois de São João Paulo II, que viajou para lá no dia 12 de outubro de 1989 durante a ocupação indonésia, e o primeiro desde que esta nação asiática semi-ilha conquistou a independência da Indonésia em 2002.
A visita pontifícia, que segue o tema central “Que a sua Fé seja a sua cultura”, seguirá até o dia 11. Um dos destaque desta visita será a Santa Missa que o Papa presidirá na Esplanada Taci Tolu, em Díli, no dia 10 de setembro, que deverá contar com a presença de cerca de 700 mil pessoas. (EPC)
Deixe seu comentário