Argentina possui agora a maior imagem de Nossa Senhora do mundo
A imponente imagem da Virgen del Valle, obra do escultor Walter D’Agostini, tornou-se a mais alta do mundo, com 48 metros de altura (52 metros a partir da base).
Redação (09/09/2024 11:26, Gaudium Press) No dia 2 de setembro, o bispo Dom Luis Urbanč participou da inauguração da imagem da Virgen del Valle chamada “Caminho da Fé”, na cidade de Catamarca, localizada no noroeste da Argentina, e depois presidiu a Santa Missa na capela, no interior da imagem.
A altura desta imagem, de 48 metros, é equivalente a um edifício de mais de 10 andares, tornando-a a maior representação da Virgem em todo o mundo.
O interior da Virgen del Valle abriga uma capela, e parte de sua estrutura é um mirante de 360º que oferece aos visitantes uma visão privilegiada da paisagem.
Ao abençoar o Caminho da Fé, Dom Urbanc pediu a Deus que “aqueles que rezarem diante desta bela imagem inspirada por vocês e pelo exemplo de amor de Nossa Mãe do Céu amem mais e melhor seus irmãos e irmãs e obtenham, por sua intercessão, a graça de que precisam para esta vida e eternidade”.
Estiveram presentes na missa inaugural, além das autoridades civis, Walter D’Agostini, o idealizador da obra, acompanhado por sua família e pelos trabalhadores que contribuíram para tornar o projeto uma realidade. Neste contexto, o bispo expressou “a emoção de estar aqui, é muito bonito, não é algo comum”.
A invocação à Virgen del Valle é uma das mais veneradas na Argentina, sobretudo na região noroeste do país. Sua história está firmemente enraizada na fé e na cultura de Catamarca e outras províncias vizinhas.
História da Virgen del Valle
A devoção à Virgem do Vale teve origem no século XVII. Segundo a tradição, em 1618, um indígena pastoreando nas montanhas do Vale de Catamarca encontrou uma imagem da Virgem Maria em uma caverna. A imagem, que era pequena e apresentava uma tonalidade escura, permaneceu intacta apesar das condições climáticas adversas, um acontecimento considerado como um milagre.
A imagem da Virgem, também conhecida como “Virgem Morena”, foi posteriormente transferida para a pequena capela de Choya, onde passou a ser venerada pela comunidade. Com o tempo, o culto à Virgem foi se expandindo e a Virgem do Vale tornou-se a protetora dos mineiros e agricultores da região, que atribuíam a Ela diversos milagres.
Ao longo dos séculos, a Virgem do Vale tem sido objeto de inúmeros relatos de milagres e feitos prodigiosos. Afirma-se que ela intercedeu em momentos críticos, como secas, pragas e terremotos. Um dos milagres mais conhecido remonta a 1694, quando uma praga de gafanhotos ameaçou dizimar as colheitas da região. Após uma fervorosa novena em sua honra, os gafanhotos desapareceram, o que foi interpretado como intervenção divina.
Com informações Aciprensa e Todojujuy.com
Deixe seu comentário