Museu de Arte Sacra de São Paulo promove exposição: “A Imaginária Devocional Paulista”
A mostra é composta por 57 peças selecionadas e um conjunto de esculturas denominadas Paulistinhas.
São Paulo (10/09/2024 12:16, Gaudium Press) O Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP) está promovendo uma exposição intitulada “A Imaginária Devocional Paulista”, que pode ser visitada na Sala MAS SP, localizada na estação Tiradentes do Metrô.
Os objetos que integram essa exposição colaborativa contaram com a participação do público que, a partir de 80 esculturas pré-selecionadas, escolheu quais fariam parte da mostra. No total, 57 peças foram escolhidas e um conjunto de esculturas denominadas Paulistinhas deu forma e conteúdo à exposição.
Exposição composta por peças importadas de Portugal
Sob a curadoria de Ramon Vieira Santos, museólogo e coordenador técnico do MAS-SP, a exposição é composta por peças importadas de Portugal. As 57 peças expostas são do acervo do MAS-SP e de colecionadores particulares.
Segundo Ramon Vieira, a exposição “busca apresentar um recorte do universo da produção de esculturas religiosas em nosso estado, e a influência da tradição portuguesa e africana presente no acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo”.
“A humanidade levou centenas de milhares de anos para progredir da pedra esculpida para a pedra polida. Entretanto, a descoberta e o uso de novos materiais proporcionaram uma maior diferenciação de ferramentas e deu ao artista um campo fértil para experimentação”, afirmou.
Obras que se destacam nesta exposição
Dentre as obras que se destacam nesta exposição estão as do autor Benedito Amaro de Oliveira (Dito Pituba), em barro cozido, em imagens de Nossa Senhora da Piedade, São Sebastião e São Lázaro, do século XIX; a Sagrada Família, de autoria desconhecida, do século XIX, em madeira (caixeta) policromada manufaurada de origem na cidade de Santa Isabel (SP).
Há também a coleção ‘Paulistinhas’ e o presépio Paulistinha, do século XX, de autoria desconhecida, feita em barro cozido e policromado. As Paulistinhas são tipos de imagens de barro queimado todas ocas. O vazio representa um cone ou funil, completo ou truncado que alcança até o alto da imagem, às vezes, até a cabeça. (EPC)
Deixe seu comentário