Timor-Leste: O país mais católico do mundo depois do Vaticano aguarda o Papa
Francisco fará uma visita a Timor-Leste, que será o terceiro destino de sua viagem a quatro países do Sudeste Asiático e da Oceânia.
Redação (08/09/2024 10:40, Gaudium Press) Em uma entrevista ao Vatican News, Dom Leandro Maria Alves, bispo de Baucau, Diocese de Timor-Leste, afirmou que “todos os timorenses estão muito ansiosos pela vinda do Papa”. Ele também enfatizou que eles veem isso como uma bênção de Deus, através do Papa Francisco. Todas as autoridades, incluindo o governo, trabalharam em estreita cooperação para garantir o sucesso da visita.
A Igreja Católica ocupa uma posição especial em Timor Leste, país com 1,5 milhões de habitantes, onde aproximadamente 98 por cento da população é católica. Tal percentagem só é superada na Cidade do Vaticano, onde é de 100 por cento. Timor-Leste e as Filipinas destacam-se como os únicos dois países asiáticos com uma maioria católica.
São João Paulo II foi o primeiro papa a visitar Timor Leste em 1989, quando ainda estava sob ocupação indonésia. 35 anos depois da visita do Santo Padre, este evento é igualmente significativo para os timorenses, especialmente para os fiéis cristãos. Dom Leandro Maria Alves destacou que a visita fortalecerá a fé em Cristo e confirmará a fidelidade à Igreja em Timor, sobretudo ao Santo Padre Francisco.
Já, o arcebispo de Díli, Dom Virgílio do Carmo da Silva, sublinha que este é “um momento histórico”. Os fiéis vêm de barco e, para garantir o transporte de mais de dois mil fiéis, os organizadores da visita tiveram que iniciar a operação quatro a cinco dias antes a fim de acomodar todos os fiéis, que foram instalados em tendas. “Estão muito felizes, o ambiente é de alegria enquanto aguardam a chegada do Santo Padre”, relatou o arcebispo.
A principal celebração da viagem está agendada para 10 de setembro, em Tasi Tolu. O programa de 10 de setembro também inclui uma visita a crianças com deficiência, na Escola ‘Irmãs ALMA’ (Asosiasi Lembaga Misionari Awam, Associação das Sociedades Missionárias Leigas), e um encontro com membros da comunidade católica, na Catedral da Imaculada Conceição.
No dia 11 de setembro, Francisco se reúne com jovens de Timor-Leste no Centro de Convenções, antes da cerimônia de despedida no aeroporto internacional de Díli, em direção a Singapura.
Deixe seu comentário