Gaudium news > Gruta de Lourdes sofre inundação

Gruta de Lourdes sofre inundação

Após o fechamento temporário, a Gruta de Massabielle está acessível ao público novamente, mas as piscinas precisam de uma limpeza completa antes da reabertura.

Foto: Santuário de Lourdes/ X

Foto: Santuário de Lourdes/ X

Redação (08/09/2024 09:56, Gaudium Press) Durante a noite de sexta-feira, 6 de setembro, e a madrugada de sábado, 7 de setembro, o departamento dos Altos Pirenéus, no sudoeste da França, enfrentou fortes chuvas que resultaram no aumento do nível das águas do Gave de Pau, rio que passa ao lado do santuário de Lourdes. A gruta de Massabielle e o santuário foram parcialmente inundados. Apesar disso, as portas do santuário permaneceram abertas, mas a gruta teve que ser temporariamente fechada, e a missa agendada para sábado de manhã, às 10h, foi cancelada. David Torchala, diretor de comunicações do santuário, comentou que “a água subiu rapidamente ontem à noite” e explicou que não houve feridos, e os serviços de emergência não precisaram intervir.

A Capela da Luz do santuário (local onde os peregrinos acendem velas) também foi afetada pela inundação durante a noite, e ainda não é possível avaliar os danos. No entanto, o restante do santuário permanece aberto ao público, e os peregrinos estão presentes no local.

“Graças à mobilização das equipes do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, a gruta foi limpa e reaberta aos peregrinos”, diz o site do santuário. As celebrações foram retomadas nos horários habituais, em todas as basílicas e locais de culto do santuário, a partir do terço das 18h na gruta deste sábado, 7 de setembro. Nenhuma peregrinação foi cancelada, e a Capela da Luz foi reaberta neste domingo, 8 de setembro. Já a entrada de água nas piscinas requer uma limpeza e verificação completa das instalações, o que pode resultar em um adiamento da reabertura por alguns dias.

Durante a missa em Port Moresby, capital de Papua Nova Guiné, o Papa Francisco expressou sua preocupação com as inundações que atingiram Lourdes e seus arredores.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas