Gaudium news > Cardeal instituirá primeiros catequistas da Sé Primacial do Brasil

Cardeal instituirá primeiros catequistas da Sé Primacial do Brasil

Na cerimônia, que será realizada na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, quase 200 homens e mulheres receberão esse ministério pelas mãos do Primaz do Brasil.

Catedral Basilica do Santissimo Salvador

Salvador – Bahia (06/09/2024 15:22, Gaudium Press) No próximo domingo, 8, o Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidirá uma Santa Missa com o rito de instituição do Ministério de Catequista.

Na cerimônia, que será realizada às 8h na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, quase 200 homens e mulheres que já se dedicam ao anúncio do Reino de Deus receberão esse ministério pelas mãos do Cardeal.

Ministério de Catequista foi instituído pelo Papa Francisco

O Ministério de Catequista foi instituído pelo Papa Francisco em 2021, através do Motu Proprio ‘Antiquum ministerium’. No documento, o Pontífice diz que esta é “uma necessidade urgente para a evangelização no mundo contemporâneo, a ser realizada sob forma secular, sem cair na clericalização”.

O catequista tem uma missão importante, sendo chamado a exprimir a sua competência no serviço pastoral da transmissão da Fé desde o primeiro anúncio até a preparação para os Sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma), incluindo a formação permanente.

Este Ministério não visa substituir os sacerdotes ou as pessoas consagradas

Mas tudo isso só é possível “através da oração, do estudo e da participação direta na vida da comunidade, para que a identidade do catequista se desenvolva com coerência e responsabilidade”, conforme indicou o Papa Francisco ao instituir este Ministério.

É importante ressaltar que este Ministério não visa substituir os sacerdotes ou as pessoas consagradas, mas, como leigos, objetiva expressar da melhor maneira possível a vocação batismal com um maior compromisso missionário. “O ministério laical de catequista também tem um forte valor vocacional porque é um serviço estável prestado à Igreja local que requer o devido discernimento por parte do bispo. Ao mesmo tempo, os catequistas devem ser homens e mulheres de fé profunda e maturidade humana”, concluiu Francisco. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas