Simpósio Teológico Internacional é iniciado em Quito
Este encontro acadêmico acontece no âmbito dos preparativos do 53º Congresso Eucarístico Internacional, que será realizado entre os dias 8 e 15 de setembro.
Equador – Quito (05/09/2024 12:15, Gaudium Press) Na última quarta-feira, 4 de setembro, foi iniciado o Simpósio Teológico Internacional em Quito, Equador. Intitulado como “Fraternidade para curar o mundo”, o evento acontece no âmbito dos preparativos do 53º Congresso Eucarístico Internacional.
Este encontro acadêmico baseia o seu fundamento na restauração da fraternidade no contexto de um mundo ferido, de acordo com o documento base da próxima edição do Congresso Eucarístico Internacional, programada para ser realizada entre os dias 8 e 15 de setembro próximos.
A importância da Eucaristia na vida cristã
Dom Andrés Carrascosa Coso, Núncio Apostólico no Equador, presidiu a cerimônia de abertura do Congresso, durante a qual destacou a relação existente entre o sacramento eucarístico e os cristãos como “testemunha na sociedade”.
Durante sua homilia o prelado tratou sobre a importância da Eucaristia na vida cristã e destacou que “às vezes as nossas Eucaristias podem ser uma expressão sublime de algo que não corresponde à realidade que vivemos”, entretanto, a Eucaristia é também um meio para alcançar a fraternidade entre os homens e que se constitui como um “verdadeiro sacramento da unidade”.
Se alimentar do sacramento eucarístico
Segundo o Núncio Apostólico, a celebração da Eucaristia consiste em “celebrar no rito uma experiência que podemos e devemos viver na vida quotidiana, somos chamados a levar à sociedade porque esse amor nos torna irmãos e essa nossa fraternidade tem o capacidade de curar neste mundo ferido”.
Por fim, Dom Carrascosa Coso exortou aos cristãos para que se alimentem do sacramento eucarístico e vivam a Fé de forma coerente para fazerem com que “Cristo viva e se torne particularmente presente, através de nós, na sociedade. Devemos ser a Eucaristia da sociedade ”. (EPC)
Deixe seu comentário