Santuário Nacional de Aparecida acolhe Romaria da Arquidiocese do Rio de Janeiro
Este tradicional encontro ocorre há mais de cem anos, reunindo fiéis devotos em momentos de oração e comunhão.
Aparecida – São Paulo (03/09/2024 12:42, Gaudium Press) No último sábado, 31 de agosto, o Santuário Nacional de Aparecida, localizado no interior de São Paulo, recebeu a tradicional Romaria da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que há mais de cem anos reúne fiéis para momentos de oração e comunhão.
“Quando se vai à Casa da Mãe, é preciso agradecer. Agradecer sua intercessão e materna proteção por tantas dádivas e graças na nossa própria vida. Agradecer por todas as coisas boas que estão em nossos corações, na certeza que Ela cuida de cada um de nós no cotidiano da vida”, afirmou o vigário episcopal do Vicariato de Pastoral, Cônego Cláudio dos Santos.
Romaria reuniu por volta de 60 mil devotos na Casa da Mãe Aparecida
O tema desta edição da romaria foi: ‘Em oração na casa da Mãe Aparecida’, em preparação para o Jubileu de 2025. Por volta de 60 mil devotos participaram deste histórico encontro, que foi iniciado com a recitação do Santo Terço às 7h, na Tribuna Bento XVI, seguido pela celebração de uma Santa Missa presidida pelo Cardeal Orani Tempesta na Basílica às 9h. Às 10h, os fiéis seguiram em procissão recitando o Santo Terço até o Morro do Cruzeiro, onde foi feito o exercício da Via Sacra. Ao meio-dia, ocorreu a bênção de encerramento.
Em sua homilia, Dom Orani exortou os fiéis a seguirem o modelo de Maria que indica a sempre fazer o que o Senhor Jesus nos diz. “Nossa Senhora entende as nossas dificuldades como Arquidiocese, as situações que passam as pessoas e nós religiosos. Queremos ouvir novamente de Maria, assim como falou a Jesus da falta de vinho, sobre os nossos sofrimentos, dificuldades, inseguranças e violências: ‘Fazei tudo o que Ele vos disser’ (Jo 2,5)
História das Romarias Arquidiocesanas do Rio de Janeiro
A primeira romaria organizada pela Arquidiocese do Rio de Janeiro até a Casa da Mãe Aparecida ocorreu no dia 16 de dezembro de 1900. Com o passar dos anos, a peregrinação foi se intensificando. A partir do ano de 1931, o número de devotos aumentou. Este fato se deu por conta da visita da Imagem Original de Nossa Senhora Aparecida à Arquidiocese do Rio de Janeiro para a cerimônia de proclamação oficial como padroeira do Brasil. Tempos depois, o Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales estabeleceu que a Romaria Arquidiocesana ocorresse anualmente no último sábado de agosto, tradição que perdura até os nossos dias. (EPC)
Deixe seu comentário