Igreja paroquial nas Filipinas completa 300 anos de fundação
Dentre os eventos celebrativos estão a entronização de uma relíquia de primeiro grau de Santa Mônica, a abertura de uma Porta Santa e indulgência plenária para os fiéis.
Filipinas – Ilocos Norte (02/09/2024 17:40, Gaudium Press) A Igreja paroquial de Santa Mônica em Sarrat, Ilocos Norte, completa este ano seu 300º aniversário de fundação. Fundada em 1724 por Frades Agostinianos, a Paróquia foi um fator significativo na formação da vida espiritual e da cultura do povo de Sarrat.
Entronização de relíquia de primeiro grau de Santa Mônica
Como parte dos eventos celebrativos está a entronização da relíquia de primeiro grau de Santa Mônica, doada pelo Bispo de Laoag, Dom Renato Mayugba, ao templo centenário. O Pároco local, Padre Ericson Josue, exortou aos fiéis para que valorizem a presença da relíquia.
“Por três séculos nossos ancestrais se relacionaram com Santa Mônica com suas imagens e pinturas. Desta vez, o povo de Sarrat não só a encontra com essas representações, mas os ossos da Santa, seu DNA estão bem no meio deles. Isso deve compeli-los a viver uma vida cristã mais madura”, afirmou.
Indulgência plenária e abertura de Porta Santa
No dia 31 de agosto, durante uma Santa Missa presidida por Dom Mayugba, foi realizada a leitura de um decreto da Penitenciaria Apostólica do Vaticano concedendo indulgência plenária aos fiéis no período entre 29 de setembro de 2024 a 29 de setembro de 2025.
Para lucrar a referida indulgência, os fiéis são exortados a fazer uma peregrinação à referida igreja, se confessar sacramentalmente, rezar o Pai Nosso, o Credo, realizar uma meditação piedosa e invocar a intercessão de Nossa Senhora e de Santa Mônica. No dia 29 de setembro haverá ainda a abertura de uma Porta Santa. (EPC)
Deixe seu comentário