Gaudium news > Papa Francisco inicia viagem mais longa de seu pontificado

Papa Francisco inicia viagem mais longa de seu pontificado

O Santo Padre visitará, até o dia 13 de setembro, os seguintes países: Indonésia, Papua Nova Guiné, Timor Leste e Singapura.

Papa Francisco inicia viagem mais longa de seu pontificado

Foto: Vatican Media.

Cidade do Vaticano (02/09/2024 15:12, Gaudium Press) Na tarde desta segunda-feira, 2 de setembro, o Papa Francisco iniciou a viagem mais longa de seu pontificado. O avião no qual o Pontífice embarcou decolou às 17h32 (horário de Roma) do Aeroporto Internacional de Roma-Fiumicino com destino a Jacarta, na Indonésia. A previsão é de que o Santo Padre chegue no Aeroporto Internacional ‘Soekarno-Hatta’ às 11h30 da próxima terça-feira, 3 de setembro, onde será recepcionado oficialmente.


Vaticano divulga lemas e logotipos da viagem do Papa a Asia e Oceania 2

Indonésia

Na quarta-feira, dia 4, às 9h30, ocorrerá a cerimônia de boas-vindas no exterior do Palácio Presidencial ‘Istana Merdeka’. Em seguida, às 10h, o Papa fará uma visita de cortesia ao Presidente da República, Joko Widodo. Às 10h35, se reunirá com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático no Salão do Palácio Presidencial ‘Istana Negara’, onde fará o seu primeiro discurso. Às 11h30 terá um encontro privado com os membros da Companhia de Jesus, na Nunciatura Apostólica. Já às 16h30, o Pontífice se encontrará com Bispos, sacerdotes, diáconos, pessoas consagradas, seminaristas e catequistas na Catedral de Nossa Senhora da Assunção. Lá ele fará seu segundo discurso. O segundo dia será concluído com um encontro com os jovens das Scholas Occurrentes na Casa Juvenil ‘Grha Pemuda’.

No seu terceiro dia na Indonésia, quinta-feira, dia 5, haverá um encontro inter-religioso na mesquita ‘Istiqlal’ às 9h, no qual o Papa fará um discurso. Logo depois, às 10h15, se reunirá com pessoas assistidas por organizações de caridade, na sede da Conferência Episcopal Indonésia. Da mesma forma, o Santo Padre presidirá a Santa Missa no estádio ‘Gelora Bung Karno’ e será responsável pela homilia da cerimônia.

Vaticano divulga lemas e logotipos da viagem do Papa a Asia e Oceania 3

Papua Nova Guiné

Na sexta-feira, dia 6, às 9h15, será realizada a cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional ‘Soekarno-Hatta’ de Jacarta. Em seguida, o Pontífice partirá para Port Moresby, capital da Papua Nova Guiné. Sua chegada está prevista para às 18h50.

No sábado, dia 7, às 9h45, o Papa visitará o Governador Geral, Robert Dadae, na Casa do Governo. Às 10h25, Francisco liderará o encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático no centro de conferências ‘APEC Haus’, onde fará o seu discurso. À tarde, às 17h, visitará as crianças do ‘Ministério de Rua’ e ‘Serviços Callan’ na Escola Técnica Superior da Caritas. Em seguida, o Pontífice se reunirá com os Bispos de Papua Nova Guiné e das Ilhas Salomão, além de sacerdotes, diáconos, pessoas consagradas, seminaristas e catequistas, no Santuário de Maria Auxiliadora. Nesta ocasião, o Santo Padre fará um discurso.

No domingo, 8 de setembro ,às 7h30, o Papa receberá o Primeiro Ministro, Hon James Marape, na Nunciatura Apostólica. Mais tarde, às 8h45, presidirá a Santa Missa no estádio ‘Sir John Guise’, onde fará a homilia e rezará a oração mariana do Angelus. Às 13h, partirá de avião do Aeroporto Internacional ‘Jacksons’ de Port Moresby para Vanimo, capital da província de Sandaun, no noroeste de Papua Nova Guiné. Chegará à referida cidade por volta das 15h15 e se reunirá, às 15h30, com os fiéis da Diocese de Vanimo na esplanada em frente à Catedral da Santa Cruz, onde fará um discurso. Mais tarde, às 16h50, o Papa se reunirá em privado com um grupo de missionários na Escola de Humanidades ‘Santíssima Trindade’. A saída de avião do Aeroporto Vanimo para Port Moresby está programada para às 17h40, com pouso no Aeroporto Internacional de Jacksons às 19h55.

Vaticano divulga lemas e logotipos da viagem do Papa a Asia e Oceania 4

Timor Leste

Às 9h45 de segunda-feira, 9 de setembro, o Santo Padre se reunirá com os jovens no estádio ‘Sir John Guise’, proferirá um discurso e depois viajará para o Aeroporto Internacional ‘Jacksons’ de Port Moresby, onde às 11h10 será realizada a cerimônia de despedida. Às 11h40, partirá de Papua Nova Guiné com destino a Timor Leste.

O Santo Padre chegará ao Aeroporto Internacional ‘Presidente Nicolau Lobato’, de Díli, capital de Timor-Leste, às 14h10. A recepção oficial acontecerá neste local às 14h10. Às 18h terá lugar no exterior do Palácio Presidencial a cerimônia de boas-vindas e às 18h30 haverá uma visita de cortesia ao Presidente da República, José Ramos-Horta. Depois, por volta das 19h, se reunirá com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático na sala do Palácio Presidencial, onde fará um discurso.

Na terça-feira, 10 de setembro, o Bispo de Roma visitará as crianças com deficiência na escola ‘Irmã Alma’ às 8h45 e depois se reunirá com os Bispos, sacerdotes, diáconos, pessoas consagradas, seminaristas e catequistas na Catedral da Imaculada Conceição onde fará um discurso. Pela manhã, às 10h45, Francisco se reunirá, em particular, com os membros da Companhia de Jesus na Nunciatura Apostólica. À tarde, às 16h30, presidirá à Santa Missa na esplanada de Tasitolu, onde fará a homilia.

Vaticano divulga lemas e logotipos da viagem do Papa a Asia e Oceania 5

Cingapura

Nas suas últimas horas em Timor-Leste, o Pontífice realizará um encontro com os jovens num centro de convenções, às 9h30, no qual fará um discurso, e às 10h45 haverá a cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional de Díli ‘Presidente Nicolau Lobato’. Partirá para Singapura, último país que visitará nesta viagem apostólica, às 11h15. O Pontífice chegará ao Aeroporto Internacional Changi de Cingapura às 14h15, onde haverá uma recepção oficial. Mais tarde, se reunirá em privado com os membros da Companhia de Jesus no centro de retiros de São Francisco Javier.

No seu segundo dia em Singapura, quinta-feira, 12 de setembro, a cerimônia de boas-vindas terá lugar na ‘Parlament House’, às 9h. Meia hora depois, Francisco visitará o Presidente da República, Tharman Shanmugaratnam, e se reunirá com o Primeiro-Ministro, Lawrence Wong. Se reunirá às 10h30 com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático no teatro do Centro Cultural Universitário da Universidade Nacional de Singapura. O dia será concluído com a celebração da Santa Missa às 17h15 no estádio nacional ‘SportsHub’, onde o Pontífice fará a homilia.

O último dia do Papa Francisco em Singapura, sexta-feira, dia 13, começará às 9h15 com uma visita a um grupo de idosos e doentes na Casa Santa Teresa. Mais tarde, às 10h, haverá um encontro inter-religioso com jovens no Catholic Junior College, onde o Santo Padre fará um discurso. Às 11h20 será realizada a cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional de Singapura ‘Changi’, com partida para Roma programada para às 11h50. Seu retorno à Cidade Eterna, após a extensa viagem, está marcado para às 18h25. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas