Igreja no Brasil se prepara para celebrar o mês da Bíblia 2024
O mês da Bíblia foi instituído tendo em vista a urgência de anunciar a Palavra de Deus e a beleza de fazer ecoar no coração dos ouvintes a Palavra que renova e impulsiona à missão.
Redação (30/08/2024 15:37, Gaudium Press) No próximo domingo, dia 1º de setembro, a Igreja no Brasil celebrará o mês da Bíblia. Para iniciar estas comemorações, Dom Leomar Antônio Brustolin, presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, presidirá uma Santa Missa às 12h no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.
De acordo com Dom Leomar Antônio Brustolin, a celebração do Mês da Bíblia, em todo o Brasil, é expressão de sinodalidade. “Cada comunidade, a seu modo, unida às outras no propósito comum de tornar a Palavra de Deus conhecida, rezada, meditada e, principalmente, anunciada pelo testemunho autêntico de tantos fiéis comprometidos e encantados pela Escritura”, ressaltou.
Livro de Ezequiel: “Porei em vós meu espírito e vivereis”
O mês da Bíblia foi instituído no Brasil tendo em vista a urgência de anunciar a Palavra de Deus e a beleza de fazer ecoar no coração dos ouvintes a Palavra que renova e impulsiona à missão. Esta celebração foi criada com o objetivo de mobilizar o aprofundamento e a vivência da palavra, através de um itinerário com a Palavra com um tema específico para cada ano.
Neste ano de 2024, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB exorta as comunidades a refletirem sobre o Livro de Ezequiel iluminadas pelo lema “Porei em vós meu espírito e vivereis” (cf. Ez 37,14). Como forma de auxiliar os fiéis, estão sendo oferecidos materiais de apoio o texto-base e um livreto com encontros bíblicos.
Resposta ao convite feito pelo Papa Francisco em preparação para o Jubileu 2025
Dom Leomar afirma que, ao refletir sobre o testemunho do profeta Ezequiel, pode-se responder ao convite feito pelo Papa Francisco em preparação para o Jubileu 2025. “O convite para que sejamos peregrinos de esperança nos faz ser como Ezequiel: arautos da esperança em meio àqueles que, porventura, possam ter se esquecido de Deus ou perdido o seu caminho”.
“Espero que este Mês da Bíblia possa ser mais um marco na caminhada evangelizadora e missionária de nossa comunidade, fazendo brilhar a luz da Palavra de Deus, que convida à esperança e ensina a direção para voltar a Deus, experimentando suas maravilhas já sinalizadas por nós”, concluiu. (EPC)
Deixe seu comentário