Gaudium news > Regime de Ortega assume o controle de uma escola em Manágua e expulsa as religiosas que a dirigiam

Regime de Ortega assume o controle de uma escola em Manágua e expulsa as religiosas que a dirigiam

O Colégio Casa Nazareth é dirigido pela Congregação Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor.

6 11 700x338 1

Redação (28/08/2024 20:08, Gaudium Press) O site 100% Noticias informou que, de acordo com os moradores locais, as religiosas da Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, que dirigiam a Escola Casa Nazareth na área de Bolonia, Manágua, foram expulsas das instalações no último fim de semana.

Um veículo de grande porte entrou na escola e posteriormente fechou os portões. O status legal da congregação das irmãs foi cancelado em 19 de agosto. A escola está agora sob o controle do Ministério da Educação.

Um residente local, que preferiu permanecer anônimo, expressou: “Toda a comunidade de Bolonia está surpresa, minha avó ouviu a notícia e entrou em depressão porque todos nós conhecemos as religiosas que administravam essa escola e sabemos do trabalho delas na comunidade”.

Outro vizinho comentou com indignação: “Há religiosas que meus irmãos e eu conhecemos desde que éramos crianças, a maioria delas deixou sua juventude lá, várias estão deprimidas e doentes e o que mais dói é não poder fazer nada para ajudá-las”.

Dias atrás, autoridades estaduais chegaram à escola e começaram a medir a área ocupada pela Casa Nazaré com uma fita métrica. “Eles não têm nenhum escrúpulo, chegaram e mediram na frente das crianças, mediram a área dos prédios e até a quadra de ponta a ponta”, confirmou uma mãe de família preocupada com o destino do Centro Educacional.

Essa comunidade religiosa já enfrentou ataques por parte do regime de Ortega. Pelo menos duas delas que viajaram para outros países da América Central foram impedidas de retornar. “Uma delas foi para a Guatemala e a outra para a Costa Rica, e depois foram proibidas de entrar na Nicarágua e seus vistos foram suspensos. Elas não falaram nada para não afetar as irmãs que estavam no país ou afetar o centro, mas no final se apossaram da casa de Nazaré e as religiosas foram forçadas a deixar o local”, contou um morador da região.

Na semana anterior, as religiosas informaram diplomaticamente a todos os pais que a escola passaria a ser administrada pelo Ministério da Educação. “Muitos alunos foram embora da escola e há salas de aula com apenas oito alunos”, relatou a mesma fonte.

Os moradores estão preocupados com o possível confisco do Colégio São Francisco de Assis, que também está localizado em Bolonia, situado ao lado da igreja que leva o mesmo nome.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas