Túmulo de Santa Teresa D’Ávila será reaberto após 110 anos
A iniciativa conta com a aprovação do Papa Francisco, através do Dicastério para a Causa dos Santos, do Vaticano.
Salamanca – Espanha (27/08/2024 14:33, Gaudium Press) Nesta terça-feira, 27, o túmulo de Santa Teresa D’Ávila, localizado no Mosteiro da Anunciação de Nossa Senhora, em Alba de Tormes, Diocese de Salamanca, na Espanha, foi reaberto para que médicos e cientistas italianos façam um sério estudo sobre as relíquias da Santa. A última vez que o túmulo da religiosa foi aberto ocorreu há 110 anos.
Reconhecimento canônico das relíquias de Santa Teresa de Jesus
A aprovação de Roma foi solicitada pelo Bispo de Salamanca, Dom José Luis Retana. Os estudos para o reconhecimento canônico das relíquias de Santa Teresa de Jesus seguirão até o próximo sábado, 31, e contam com aprovação do Papa Francisco, através do Dicastério para a Causa dos Santos, do Vaticano.
O professor Luigi Capasso é quem chefia a equipe de médicos e cientistas, que também estudará a relíquia da mão da Santa, que foi trazida do Convento de Ronda para a veneração dos fiéis por ocasião do tríduo da Festa da Transverberação do Coração de Santa Teresa, que é celebrado na Diocese de Salamanca, desde o domingo, 25.
Processo de estudos realizado em três fases
O processo de análise será dividido em três fases. Na primeira serão realizados estudos de reconhecimento visual, fotos e radiografias, além da limpeza dos relicários. A segunda fase demorará alguns meses e ocorrerá nos laboratórios italianos, onde serão escritos os resultados do estudo e as conclusões científicas.
Já a terceira, será realizada novamente em Alba de Tormes, quando serão propostas algumas intervenções para a melhor conservação do corpo e das relíquias. O fechamento do túmulo e dos relicários será realizado por um ourives. Antes disso, os carmelitas promoverão um momento para que os fiéis devotos possam venerar as relíquias de Santa Teresa D’Ávila. (EPC)
Deixe seu comentário