Gaudium news > Comissão da CNBB se reúne para atualizar textos litúrgicos

Comissão da CNBB se reúne para atualizar textos litúrgicos

Dentre os vários trabalhos do grupo está a revisão dos textos das Missas da Bem-Aventurada Virgem Maria.

Comissao da CNBB se reune para atualizar textos liturgicos 2

Foto: Divulgação CNBB/Luiz Lopes Jr.

Brasília (26/08/2024 15:15, Gaudium Press) Com o objetivo de revisar os textos das Missas da Bem-Aventurada Virgem Maria e participar do lançamento dos textos litúrgicos para o Jubileu 2025, a Comissão de Textos Litúrgicos (Cetel) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniu na sede da entidade, em Brasília (DF).

Revisão do Missal Romano e do Lecionário

“Estamos fazendo uma revisão do material deixado por Dom Geraldo Lyrio, que já havia feito um primeiro trabalho”, relatou Dom Hernaldo Farias, Bispo de Bonfim (BA) e presidente da Cetel. O prelado recordou a contribuição deixada pelo Arcebispo emérito de Mariana (MG), falecido em julho de 2023.

O grupo também está trabalhando na revisão da terceira edição típica do Missal Romano. Segundo o presidente da Cetel, o livro litúrgico terá uma nova tiragem com ajustes gramaticais e de diagramação. Além disso, também está sendo realizada a revisão e atualização do Lecionário, que contém as leituras proclamadas durante as celebrações eucarísticas.

Comissao da CNBB se reune para atualizar textos liturgicos

Jubileu da Esperança 2025

A publicação oficial com os Textos Litúrgicos para o Jubileu da Esperança 2025 ocorreu na última quinta-feira, 22. A Cetel trabalhou na tradução do material publicado pela Santa Sé e as Edições CNBB trabalharam na preparação da versão brasileira. Estes textos serão utilizados na abertura e encerramento do Jubileu, além das peregrinações aos lugares determinados por cada Igreja particular.

“O ano jubilar será aberto no dia 24 de dezembro em Roma, quando o Papa abrirá a porta Santa no Vaticano. Aqui nós abriremos o ano jubilar no dia 29 de dezembro na Festa da Sagrada Família e todas as Dioceses são chamadas a celebrar com os ritos já previstos”, explicou Dom Hernaldo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas