Réplica da casa de São João Bosco é inaugurada por Salesianos em SP
Se espera que a réplica da casa de São João Bosco integre o caminho percorrido pelos peregrinos que visitam o Vale do Paraíba em direção ao Santuário Nacional de Aparecida.
Pindamonhangaba – São Paulo (19/08/2024 12:27, Gaudium Press) Por ocasião das celebrações pelos duzentos anos do sonho de São João Bosco, no qual lhe foi revelado sua vocação para formar os jovens, os Salesianos de Pindamonhangaba, cidade do interior de São Paulo, inauguraram uma réplica da casa onde Dom Bosco passou parte de sua infância e sua adolescência.
A construção da residência de São João Bosco foi pensada com todo cuidado e de forma mais detalhada possível. Para garantir que a réplica fosse o mais fiel possível, foram enviados, diretamente da Itália, todos os pormenores da construção original, incluindo as medidas e um mapeamento 3D. Com o objetivo de possuir a aparência de uma construção bicentenária, foram utilizados tijolos de demolição. A ideia é que a ‘Casinha de Dom Bosco’, como está sendo carinhosamente apelidada, seja o mais fiel possível à construção original.
Outras réplicas foram construídas pelo mundo
Segundo o idealizador do projeto e diretor da Presença Salesiana de Pindamonhangaba, Padre Agnaldo Soares Lima, a proposta é que a ‘Casinha de Dom Bosco’ seja um espaço educativo, para que adolescentes e jovens sonhem com o futuro e também seja uma forma de apoiar a construção dos seus projetos de vida. O sacerdote explicou inclusive que encontrou outras réplicas nos Estados Unidos, na Guatemala e até em Jaboatão dos Guararapes, no Nordeste do Brasil.
Se espera que a réplica da casa de São João Bosco integre o caminho percorrido pelos peregrinos que visitam o Vale do Paraíba em direção ao Santuário Nacional de Aparecida. Conhecido como Rota da Fé, o percurso já conta com a Canção Nova e o Santuário de São Frei Galvão.
Inauguração da ‘Casinha de Dom Bosco’
A inauguração da ‘Casinha de Dom Bosco’, realizada no dia 16 de agosto, contou com a presença de numerosos devotos. Agradecendo aos que colaboraram com o projeto, o Padre Agnaldo Soares afirmou que “este espaço não é um cenário para simplesmente nos fazer lembrar Dom Bosco” mas “que seja realmente um lugar que fortaleça o carisma de Dom Bosco no seu amor a Deus e no amor aos jovens que fez com que ele doasse até o seu último suspiro em favor da juventude”.
Na ocasião, um teatro foi encenado recordando momentos da vida de São João Bosco nos tempos em que morava na casa materna. Além disso, uma relíquia do fundador dos Salesianos foi entronizada no local pelo Padre Alexandre Luís de Oliveira, inspetor dos Salesianos de São Paulo, que em seguida presidiu uma Santa Missa. (EPC)
Deixe seu comentário