A Faculdade de Teologia está em festa
A Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção comemora 75 anos de sua existência.
Redação (16/08/2024 16:26, Gaudium Press) A Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção comemora 75 anos de sua existência. Ela foi criada pela Santa Sé, como instituição eclesiástica, em 20 de setembro de 1949, por decreto da Congregação dos Seminários e Universidades, que atualmente corresponde ao Dicastério para a Cultura e a Educação. Ela foi colocada sob a proteção e o patrocínio da Assunção da Santíssima Virgem Maria ao Céu, cujo dogma seria proclamado pelo Papa Pio XII um ano depois, em 1º de novembro de 1950.
Na época de sua criação, a Instituição fazia parte da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, da qual foi separada no início dos anos 1970. Ao longo de seus 75 anos de existência, a Faculdade de Teologia procurou cumprir a sua vocação e finalidade: ser uma instituição acadêmica de estudos de Teologia e, ao mesmo tempo, de discernimento dos sinais dos tempos nos contextos eclesiais e sociais, à luz do Espírito Santo.
Era arcebispo de São Paulo, à época da fundação da Faculdade, o cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta; o primeiro diretor foi o Monsenhor Luiz Gonzaga de Almeida; e o primeiro a receber o título de Doutor em Sagrada Teologia foi Dom Benedito de Ulhoa Vieira, bispo auxiliar de São Paulo (1971-1978) e, posteriormente, arcebispo de Uberaba, MG (1978-1996).
Enquanto instituição de ensino superior reconhecida eclesiasticamente, a Faculdade confere títulos de bacharelado, mestrado e doutorado em várias áreas da Teologia. Desde 1990, ela iniciou um processo de expansão, acolhendo institutos afiliados eclesiasticamente a ela. Atualmente, esses Institutos ou Faculdades de Teologia afiliados são seis: Campinas, Mogi das Cruzes, Sorocaba, Marília, Ribeirão Preto, Campo Grande e Cascavel.
O curso de graduação em Teologia obteve o reconhecimento civil do Ministério da Educação em 2001; assim, atualmente, os formandos podem receber o título de bacharel, mestre e doutor em Teologia com duplo reconhecimento: eclesiástico e civil. Além dos cursos ordinários, a Faculdade também promove simpósios, colóquios, seminários, jornadas de estudo e congressos nas diversas áreas dos estudos teológicos, iniciativas que são acessíveis também a um público mais amplo do que os estudantes matriculados. A Faculdade conta com três periódicos científicos: Revista de Cultura Teológica; Revista Eletrônica Espaço Teológico; e Revista de Literaturas e Teologias.
A Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção outorgou o Título de Doutor Honoris Causa em Teologia a duas figuras ilustres de sua história. Em 12 de agosto de 1999, por ocasião das celebrações do jubileu de 50 anos de existência da Faculdade, o título foi dado ao cardeal Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo, que foi grão-chanceler da Faculdade de Teologia. Em 8 de outubro de 2007, o título foi conferido ao cardeal Geraldo Majella Agnelo, Arcebispo de São Salvador (BA) e primaz do Brasil. Dom Geraldo havia sido aluno, professor e diretor da Faculdade.
Desde novembro de 2008, a Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção está novamente integrada à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sendo responsável pela disciplina “Teologia em Diálogo”, dos créditos teológicos oferecidos em todos os cursos de graduação da PUC de São Paulo. Esta transversalidade tem aberto à Faculdade um espaço privilegiado de diálogo com todas as áreas do conhecimento presentes na Universidade. A disciplina vem despertando o interesse de muitos estudantes. Os estudantes regulares de Teologia, em 2024, são mais de 300. Mas ela alcança também os milhares de estudantes das demais Faculdades da PUC, que frequentam a disciplina de Teologia em Diálogo. E não se devem esquecer outros milhares de interessados nos cursos breves de extensão universitária promovidos pela Faculdade, com diversos argumentos, em benefício da vida e da missão da Igreja.
Muitos estudantes já passaram pela Faculdade nos 75 anos de sua existência, preparando-se para servir a Igreja, não apenas em São Paulo, como sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas e leigos. Numerosos desses ex-alunos tornaram-se bispos, entre os quais também alguns cardeais.
Na comemoração dos seus 75 anos, a Faculdade de Teologia recebe, no próximo dia 19 de agosto, a ilustre visita do cardeal José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação. Como apreciado intelectual e escritor, ele já foi reitor da Universidade Católica de Lisboa.
Louvor a Deus e a todos os que se dedicaram à Faculdade de Teologia nos cargos de direção, magistério e outros serviços. Congratulações a todos aqueles que dedicaram anos de sua vida aos estudos nesta Instituição. Que ela sempre corresponda bem à missão que lhe está reservada na Igreja, no presente e no futuro.
Por Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo metropolitano de São Paulo.
Deixe seu comentário