Zâmbia: nove sacerdotes são ordenados
Seis ministros do governo e outros dignitários participaram da cerimônia de ordenação.
Redação (16/08/2024 09:25, Gaudium Press) O Vatican News relata a ordenação de 9 sacerdotes para a Diocese de Solwezi, na Zâmbia, África. Dom Charles Kasonde, que presidiu a cerimônia, destacou que esta é a maior ordenação já realizada nesta diocese.
Em sua homilia na Catedral de São Daniel, o bispo exortou os sacerdotes recém-ordenados a serem um sinal ancorado nos valores cristãos e universais de paz, justiça e favor de Deus, valores que devem ser utilizados pelos novos sacerdotes ao exercerem o ministério pastoral em suas respectivas paróquias. Ele fez essas observações diante das milhares de pessoas que compareceram à ordenação.
O Ordinário local sublinhou ainda a necessidade de os sacerdotes recém-ordenados serem diligentes, criteriosos e consultivos ao servir o povo de Deus no ministério pastoral. Ele explicou que a oração desempenha um papel fundamental neste processo de consulta.
“Em seu trabalho, a primeira consulta é através da oração”, ressaltou o prelado. E acrescentou: “Ao se sentarem diante do Tabernáculo e da Sagrada Eucaristia, orem a Deus para que o Senhor os guie e lhes conceda a sabedoria para viver entre o povo”.
O bispo Kasonde, que também atua como presidente do órgão episcopal regional – a Associação das Conferências Episcopais Membros da África Oriental (AMECEA) – explicou ainda que, no exercício de seu ministério pastoral, os sacerdotes recém-ordenados devem servir a todas as pessoas igualmente, independentemente de sua situação social ou financeira na sociedade.
Seis ministros do governo e outros dignitários participaram da cerimônia de ordenação. O Ministro da Defesa, Ambrose Lufuma, representando o Presidente da República, Hakainde Hichilema, elogiou a Igreja em Solwezi por seu compromisso com o desenvolvimento e a justiça social na sociedade.
Com informações Vatican News
Deixe seu comentário