Relíquia de São Benedito visita Arquidiocese do Rio de Janeiro
A peregrinação desta relíquia faz parte das comemorações pelo quinto centenário do nascimento deste Santo, considerado uma das grandes devoções do povo brasileiro.
Rio de Janeiro (07/08/2024 15:40, Gaudium Press) A Arquidiocese do Rio de Janeiro receberá neste mês de agosto a visita de uma relíquia de São Benedito, uma das grandes devoções do povo brasileiro. Proveniente da cidade italiana de Palermo, a relíquia está sendo conduzida pelos frades franciscanos Fernando Truppia, guardião das relíquias, e frei Marcelo Badalamenti, da Província da Sicília.
Quinto centenário do nascimento de São Benedito
A peregrinação desta relíquia faz parte das comemorações pelo quinto centenário do nascimento de São Benedito. Esta é uma relíquia ‘ex-corpore’, ou seja, um fragmento do corpo de São Benedito, um músculo de cerca de 7 centímetros. Ela chegará no dia 18 de agosto, às 9h, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, onde será acolhida pelo Reitor, Padre Robson Cristo de Oliveira, e pelo administrador, Cônego Álvaro José Assunção Inácio da Silva.
“Há 500 anos nascia um dos maiores Santos da nossa Igreja, São Benedito! E ao se tornar um religioso franciscano, tem como carisma especial o acolhimento e a vida de oração! Aconselhava, abençoava e cuidava, como um bom pastor que era desde a sua infância, quando cuidava do rebanho. São Benedito deu de beber a água viva, a palavra viva que se fez carne e habitou entre nós!”, afirmou o Padre Robson Cristo de Oliveira.
Santa Missa e oração especial
O Vigário Episcopal do Vicariato para as Irmandades, Monsenhor André Sampaio, presidirá uma Santa Missa ao meio-dia. Em seguida, a relíquia permanecerá disponível para veneração dos fiéis e devotos. Às 15h30 ela será conduzida até o Santuário Cristo Redentor, para uma bênção à cidade. Esta visita é organizada pela Igreja do Rosário, do Vicariato Episcopal para as Irmandades e pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos.
Ao longo da celebração, os frades franciscanos destacarão a motivação da peregrinação das relíquias pelos países da América do Sul. O Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, rezou a São Benedito pedindo sua intercessão para as necessidades da Igreja e do povo de Deus. O purpurado também autorizou a impressão da oração, por ocasião da peregrinação da relíquia no Rio de Janeiro, para que seja rezada de forma especial pelos fiéis. (EPC)
Deixe seu comentário