Cresce o número de sacerdotes sequestrados pela ditadura de Ortega
Algumas fontes afirmam que o número de sacerdotes detidos chega a 8, outras, 12. Essa é a maior onda de repressão contra a Igreja desde dezembro do ano passado.
Redação (06/08/2024 10:28, Gaudium Press) Pelo menos oito sacerdotes foram recentemente detidos, em uma investida perpetrada pelo regime de Ortega na Nicarágua, visando reprimir a atuação da Igreja.
Em 2 de agosto passado, a Gaudium Press noticiou a prisão de dois sacerdotes pertencentes à diocese de Matagalpa, a mesma do bispo exilado Rolando Álvarez. Os clérigos detidos são Dom Ulises Vega e Dom Edgar Sacasa, precisamente os encarregados de governar essa diocese na ausência de Dom Álvarez
Porém, a Nicarágua Nunca Más – uma ONG de direitos humanos de exilados que vivem na Costa Rica– afirma que o número de sacerdotes detidos no norte da Nicarágua chega a oito, de acordo com uma reportagem da France 24.
Outras fontes mencionam que 11 sacerdotes foram sequestrados pela ditadura sandinista.
O ataque aos padres entre 1º e 2 de julho é descrito como “o maior desde dezembro de 2023”, quando cerca de 12 presbíteros foram presos.
El Debate destaca as declarações da Nicarágua Nunca Más, denunciando que “o regime de Daniel Ortega e Rosario Murillo cancelou a personalidade jurídica de pelo menos 419 organizações da sociedade civil católica e protestante. Religiosos e religiosas católicos, trabalhadores de organizações católicas e meios de comunicação, e paroquianos são os principais alvos da violência do Estado”.
Deixe seu comentário