Regime de Ortega continua perseguição contra os católicos: dois sacerdotes presos em Matagalpa
Na cidade de Estelí, a cerimônia de ordenação sacerdotal de três diáconos foi proibida. O administrador da diocese foi levado para Manágua. Ele tem quase 80 anos de idade.
Redação (02/08/2024 15:05, Gaudium Press) Na tarde de ontem, dois sacerdotes foram presos em Matagalpa pela polícia do regime sandinista.
Os sacerdotes detidos são Monsenhor Ulises Vega, vigário judicial da diocese, e Monsenhor Edgar Sacasa, vigário pastoral. Ambos exerciam funções governamentais nesta jurisdição, após a expulsão de Dom Rolando Álvarez pelo governo de Ortega, no início do ano.
De acordo com o 100% Noticias, tanto os sacerdotes quanto os párocos da jurisdição de Matagalpa foram detidos enquanto exerciam seu ministério pastoral.
O motivo de suas prisões e o paradeiro atual deles são desconhecidos.
Este episódio é apenas mais um dos vários ataques perpetrados pelo regime de Ortega contra a Igreja na Nicarágua.
Há uma semana, a polícia também compareceu à sede paroquial da Catedral de Estelí, exigindo que o Padre Frutos Constantino Valle Salmerón – administrador ad Omnia da diocese local – não procedesse à ordenação de três diáconos, programada para o dia 27 do mês passado. O bispo encarregado da ordenação era Mons. Carlos Herrera, presidente do episcopado da Nicarágua. A polícia não forneceu qualquer justificativa para sua proibição.”
Após receber notificação da medida, o Pe. Valle Salmerón, que tem quase 80 anos, foi transferido para o seminário da Virgem de Fátima, em Manágua, onde permanece em regime de prisão domiciliar, sob constante vigilância.
Segundo Martha Patricia Molina, autora do estudo “Nicarágua, uma Igreja perseguida”, o sacerdote foi mantido sob vigilância por vários dias, e atualmente há outros três sacerdotes da diocese de Estelí que estão sob vigilância permanente”.
Deixe seu comentário