Bispos da Venezuela se pronunciam sobre o que está acontecendo neste país
O mundo observa com grande interesse e apreensão os acontecimentos na Venezuela.
Redação (30/07/2024 09:38, Gaudium Press) A Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) publicou em sua página no Facebook algumas declarações relacionadas aos recentes acontecimentos neste país sul-americano. Os protestos que ocorrem em toda a nação refletem a contestação dos resultados eleitorais devido a alegações de fraude.
O comunicado, assinado pela “Presidência da CEV” e divulgado ontem, destaca a “participação em massa, ativa e cívica de todos os venezuelanos no processo eleitoral” e afirma que os bispos acompanham “com atenção a evolução dos últimos acontecimentos”.
Depois de expressar “a nossa proximidade e disponibilidade de acompanhamento pastoral nestes momentos de preocupação”, a presidência do episcopado venezuelano convida todos a permanecerem “firmes na esperança”.
Além de solicitar que “as justas reivindicações sejam feitas com atitudes pacíficas”, os bispos unem suas “vozes às de todos aqueles dentro e fora da Venezuela que exigem um processo de verificação das folhas de apuração, no qual todos os políticos envolvidos participem ativa e plenamente”.
Esta última afirmação parece referir-se ao fato de que os representantes do principal movimento de oposição, que se declarou vencedor, não tiveram acesso ao local onde estava sendo apurada a totalização dos votos pelo órgão eleitoral, antes da divulgação do primeiro boletim oficial.
O mundo está acompanhando com muita atenção e preocupação o que está acontecendo na Venezuela, onde inúmeros cidadãos ainda estão nas ruas exigindo respeito pelos resultados eleitorais que consideram ser os verdadeiros.
Deixe seu comentário