Cristãos Perseguidos são lembrados no dia de hoje: 6 de agosto
Celebrada anualmente desde 2015, a efeméride recorda de quando mais de 100 mil cristãos foram expulsos do norte do Iraque pelo grupo terrorista Estado Islâmico.
Redação (06/08/2024 12:11, Gaudium Press) Nesta terça-feira, 6 de agosto, está sendo realizada a décima edição do Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos, promovido pela Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).
A efeméride é celebrada anualmente em agosto, desde 2015, recordando do dia 6 de agosto de 2014, quando mais de 100 mil cristãos foram expulsos do norte do Iraque pelo grupo terrorista Estado Islâmico.
O poder da oração
“No Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos queremos mostrar o poder que a oração tem para aqueles que sofrem na pele a discriminação e a perseguição por serem cristãos”, afirmou o Frei Rogério Lima, Assistente Eclesiástico da ACN Brasil.
O religioso destaca que a AIS semanalmente recebe “notícias de ataques a igrejas, de sequestros, tortura e assassinato de padres, religiosas e cristãos leigos. Além da ajuda concreta, precisamos da oração de cada um. Como Paulo nos pediu na carta aos Tessalonicenses: ‘Orai meus irmãos e irmãs, sem cessar.’”.
Descrevendo o que os cristãos sofrem há dez anos no Iraque, Dom Nizar Semaan, Arcebispo Católico Siríaco de Adiabene, destacou que “o grupo Estado Islâmico tentou nos erradicar, mas falhou. As pessoas aqui são como oliveiras. Você pode cortá-las, queimá-las, mas depois de 10 ou 20 anos elas continuarão a dar frutos. Eles tentaram de tudo, mas nós permanecemos, e como Igreja fazemos de tudo para dar um sinal de esperança”.
Liberdade religiosa violada
De acordo com a AIS, a liberdade religiosa é violada de forma grave em 61 países. Além disso,62% da população mundial vive em locais com violações graves ou gravíssimas da liberdade religiosa. Em 40 nações, pessoas são assassinadas e sequestradas por conta da Fé.
No ano de 2023, 132 sacerdotes católicos e religiosos foram presos, sequestrados ou assassinados. Em várias nações da África, Ásia e Oriente Médio, templos católicos são atacados e incendiados, cristãos são discriminados, presos, sequestrados, torturados, apedrejados ou mortos, por conta de sua Fé. (EPC)
Deixe seu comentário