Angola: Santuário de Nossa Senhora da Muxima pronto para receber peregrinação anual
Os organizadores deste importante evento religioso esperam que esta edição atraia milhares de peregrinos.
Viana – Angola (22/07/2024 14:53, Gaudium Press) O Santuário de Nossa Senhora da Muxima, localizado na Diocese de Viana, em Angola, está se preparando para uma grande peregrinação em honra à sua padroeira programada para ocorrer entre os dias 30 de agosto a 1º de setembro.
Segundo Dom Emílio Sumbelelo, Bispo de Viana e presidente da Comissão Episcopal para a Família e a Vida da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe, são esperados milhares de peregrinos para este importante evento religioso.
Com Maria, vivamos na Fé o ano da Oração
A previsão é que os peregrinos cheguem à vila de Muxima no dia 29 de agosto, sendo conduzidos para catequeses e celebrações religiosas antes da celebração da Santa Missa que abrirá oficialmente a peregrinação no dia 31 de agosto.
Os organizadores do evento, que este ano seguirá o lema “Com Maria, vivamos na Fé o ano da Oração”, inspirado no tema do próximo Triênio da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, pretendem também promover o aspecto turístico da peregrinação.
Diversas peregrinações estão programadas
A Imagem Peregrina visitará, a partir do dia 3 de agosto, as Paróquias das Dioceses de Caxito e de Viana, bem como da Arquidiocese de Luanda. Além disso, nos dias 10 e 11 de agosto haverá a Peregrinação dos Profissionais de Saúde Católicos.
No dia 14 de agosto está programada a Peregrinação das Crianças, que foi um sucesso na última edição e que este ano envolverá as Dioceses de Viana, de Caxito e a Arquidiocese de Luanda. E por fim, no dia 22 está programada a Peregrinação do Movimento Eucarístico Juvenil.
Breve história do Santuário de Nossa Senhora da Muxima
O Santuário de Nossa Senhora da Muxima está localizado a cerca de 130 quilômetros da capital do país, Luanda, sendo considerado o local de peregrinação e culto mais popular em Angola. “Muxima” significa, na língua local ‘Kimbundu’, “coração”. O nome foi dado ao Santuário por conta de sua localização, bem no meio da província.
No ano de 1589, os portugueses ocuparam a vila da Muxima, onde construíram uma fortaleza e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Muxima. O local se tornou um popular espaço de devoção mariana a partir de 2007, quando a Diocese de Viana foi criada. (EPC)
Deixe seu comentário