Fiéis poderão receber Indulgência Plenária no Dia Mundial dos Avós e dos Idosos
Este ano, a data instituída pelo Papa Francisco para o quarto domingo de julho seguirá o tema: ‘Na velhice não me abandones’.
Cidade do Vaticano (19/07/2024 12:13, Gaudium Press) No próximo dia 28 de julho, a Igreja Católica celebrará o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Este ano, a data instituída pelo Papa Francisco para o quarto domingo de julho seguirá o tema: ‘Na velhice não me abandones’.
Através de um decreto assinado pelo penitencieiro-mor, Cardeal Angelo De Donatis, a Penitenciaria Apostólica concederá indulgência plenária aos avós, idosos e a todos os fiéis que, motivados por um autêntico espírito de penitência e caridade, participarem, no dia 28 de julho de 2024, dos vários serviços que serão realizados em todo o mundo.
Indulgência poderá ser aplicada como sufrágio pelas almas do Purgatório
Segundo o Cardeal Kevin Joseph Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, esta concessão de indulgência plenária, que tem por objetivo “aumentar a devoção entre os fiéis e para a salvação de suas almas”, pode também “ser aplicada como sufrágio pelas almas do Purgatório”.
Esta indulgência plenária também será concedida aos fiéis que, no dia 28 de julho “dedicarem tempo adequado para visitar irmãos idosos necessitados ou em dificuldade (como os doentes, as pessoas solitárias e as pessoas com deficiência)”.
Condições para receber uma indulgência plenária
Importante lembrar que os fiéis também deverão seguir as conhecidas condições para receber a indulgência plenária: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice.
Tendo o cuidado de que esta oportunidade de alcançar a graça divina seja melhor concretizada através da caridade pastoral, a Penitenciaria Apostólica exortou “aos sacerdotes, munidos das oportunas faculdades para ouvir as confissões, que se mostrem disponíveis, com espírito pronto e generoso, para a celebração da Penitência”. (EPC)
Deixe seu comentário