Santa Sé aprova Santuário de ‘Nossa Senhora da Rocha’
“No mundo secularizado em que vivemos, os peregrinos que se aproximam do Santuário ‘dello Scoglio’ são um potente sinal de Fé”, afirmou o Dicastério para a Doutrina da Fé.
Cidade do Vaticano (17/07/2024 14:27, Gaudium Press) O Dicastério para a Doutrina da Fé, através de seu prefeito, o Cardeal Victor Manuel Fernández, confirmou a determinação ‘Nihil obstat’ (Nada obsta) em referência aos acontecimentos em torno do Santuário Diocesano de Nossa Senhora ‘dello Scoglio’ (‘da rocha’, em tradução livre), localizado em Santa Domenica di Placanica, na Calábria, sul da Itália.
Os peregrinos são um potente sinal de Fé
“No mundo secularizado em que vivemos, no qual tantos transcorrem a sua existência sem alguma referência ao transcendente, os peregrinos que se aproximam do Santuário ‘dello Scoglio’ são um potente sinal de Fé”, escreveu o purpurado em resposta a uma carta do Bispo de Locri-Gerace, Dom Francesco Oliva, datada de 3 de junho.
No documento do Vaticano, o Cardeal Fernández ressalta como esse local atrai o interesse de muitos fiéis e que ao longo dos anos, “o lugar e tudo que lhe concerne tornou-se objeto de atenção, de devota frequentação e peregrinações, sob a vigilância do competente Ordinário, consolidando assim uma intensa atividade espiritual de oração e de escuta”.
Evidentes os frutos de vida cristã
“São evidentes os frutos de vida cristã em quantos frequentam o ‘Scoglio’, como a existência do espírito de oração, conversões, alguma vocação sacerdotal e à vida religiosa, testemunhos de caridade, como também uma sadia devoção e outros frutos espirituais, sem o aparecimento de elementos críticos ou arriscados e, menos ainda, problemáticos”, ressaltou.
O prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé recorda ainda que a presença dos peregrinos diante da Virgem, “é um modo de reconhecer a própria insuficiência para levar adiante as fadigas da vida, como também a sua ardente necessidade e seu desejo de Deus. Dentro deste contexto de Fé, tão precioso, um renovado anúncio do kerigma poderá ainda mais iluminar e enriquecer essa experiência do Espírito”.
Autorização do Bispo de Locri-Gerace
O Bispo de Locri-Gerace também divulgou um decreto sancionando a autorização “para apreciar o valor pastoral e promover a difusão dessa proposta espiritual, inclusive por meio de possíveis peregrinações, encontros e reuniões de oração”. Os fiéis “estão autorizados a dar ao referido culto, de maneira prudente, a sua adesão”.
Entretanto, o prelado recorda que isso “não implica em uma declaração do caráter sobrenatural do fenômeno e os fiéis não são obrigados a acreditar nele”. Além disso, quaisquer outras mensagens dos envolvidos só serão divulgadas após o juízo do Bispo. Por fim, Dom Oliva convida os fiéis para que participem da celebração solene no Santuário prevista para o dia 5 de agosto. (EPC)
Deixe seu comentário